[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Telefônica confirma problema de conexão em SP; prazo para normalização é indefinido


A Telefônica confirmou nesta quinta-feira (3) que uma falha técnica em sua rede prejudica os serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa. O Estado de São Paulo enfrenta problemas de acesso à internet, com lentidão ou indisponibilidade completa na conexão --não há prazo para a normalização do sistema.

Segundo a operadora, a rede afetada atende a "grandes empresas privadas e órgãos de administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal". Em nota, a Telefônica informa que uma "ocorrência técnica em alguns equipamentos" gerou o problema, que é sentido desde a tarde de quarta-feira (2) e se intensificou durante a madrugada de hoje.

A empresa afirma que técnicos estão trabalhando para diagnosticar as causas da falha e restabelecer o serviço, mas não soube informar quantos assinantes são afetados.

A Folha Online apurou que a pane gera reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Especialistas ouvidos pela reportagem classificaram a pane como "grave".

Falha em serviços

Em casas lotéricas da Grande São Paulo o problema também interfere em serviços como apostas e pagamentos, que estão instáveis. A Caixa Econômica Federal informa que cerca de 170 estabelecimentos como esses foram afetados na região, em razão de utilizarem a conexão da Telefônica.

A pane na rede da Telefônica prejudica inclusive os registros da polícia de São Paulo desde o começo da madrugada, de acordo com a Secretaria da Segurança e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

O problema atinge metade dos 12 mil pontos de acesso mantidos pela Intragov, a rede de comunicação utilizada pelo governo do Estado de São Paulo. Ao menos a cidade de São Paulo e Campinas (98 km de SP) foram afetadas.

Segundo a Prodesp, a Telefônica é fornecedora da tecnologia empregada no data-center do governo do Estado mantido em Taboão da Serra (Grande São Paulo).

Devido ao problema, parte dos serviços do Poupatempo, como emissão de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e documento de identidade (RG) também estão paralisados.

A Prodesp informou que os problemas tiveram início por volta das 12h de quarta-feira (2), e a Telefônica deu o prazo até as 2h desta quinta-feira (3) para solucionar o problema, o que não ocorreu. Um novo prazo foi dado --às 6h de hoje--, entretanto, a pane não foi solucionada.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: