[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Miriam Leitão: as deserções de terroristas fortalecem Álvaro Uribe

03.07.2008






PLAY

“O presidente colombiano resistiu a todas as pressões de que cedesse às exigências dos terroristas, que queriam a entrega de uma outra parte do território para negociar”, diz a colunista.



Foi um momento histórico. Foi uma extraordinária vitória do presidente colombiano, Álvaro Uribe. Ele resistiu a todas as pressões de que cedesse às exigências dos terroristas, que queriam a entrega de uma outra parte do território para negociar.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, não acreditava na via militar e pressionou para que Uribe aceitasse a mediação de Hugo Chávez. A operação foi ousada, arriscada e deu certo.

Esta não é a primeira derrota dos terroristas das Farc. Eles perderam líderes, eles perderam popularidade, eles perderam agora seu maior trunfo.

Uribe está atacando as Farc por outro lado: está incentivando a deserção oferecendo indulto e reinserção na vida civil a quem desistiu. Já conseguiu só nos últimos meses tirar dois mil integrantes das Farc.

Uribe tem 84% de popularidade – isto antes de libertar Ingrid. Agora vai aumentar. Ele quer um terceiro mandato, mas terá que enfrentar alguns problemas: 30 dos deputados da sua base estão presos por colaborarem com a milícia paramilitar, que também tem ligações com o narcotráfico.

Aliás, o tráfico tem ficado mais forte e não mais fraco nos últimos tempos. Mas libertando Ingrid, Uribe tira um sonho de Hugo Chávez, que queria com ela aumentar seu prestígio internacional.

Mas a maior das vitórias é da própria Ingrid, uma militante ambientalista de um pequeno partido chamado Oxigênio Verde. Prisioneira sem culpa de uma guerra suja, que suportou sofrimentos indescritíveis nesses seis anos.

Hoje Ingrid está livre e nesta manhã reencontrará os filhos, Melanie e Lorenzo. Uma alegria para todas as pessoas de bem: Ingrid Betancourt, enfim, livre e feliz.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: