[Valid Atom 1.0]

sábado, 21 de junho de 2008

CICLO LITERÁRIO (20/6/2008)


O cânone ocidental


Galeria

Clique para Ampliar

O escritor Machado de Assis e sua relação com a Academia Brasileira de Letras são temas de palestra, hoje, de José Murilo Martins (Foto: Reprodução)

Clássicos da literatura estimulam uma série de debates na ACL e no Centro Cultural Oboé

A Academia Cearense de Letras (ACL) realiza um ciclo de conferências em homenagem ao escritor Machado de Assis, no centenário de morte do autor de alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira. A programação estende-se pelos meses de junho e julho, às terças e sextas, às 17 horas, na sede da ACL, no Palácio da Luz. A programação de hoje traz uma palestra de José Murilo Martins sobre o tema “Machado na Academia Brasileira de Letras”.

Na próxima semana, os destaque ficam com as palestras de Fernando Coutinho, na terça, sobre “O Cronista”; e de Linhares Filho, na sexta, focando “Machado de Assis: latência sensual consciente”. O evento da ACL ainda conta com outros quatro palestrantes: Angela Gutiérrez, Vera Lúcia de Moraes, Sânzio de Azevedo e Lúcio Alcântara.

A Academia Fortalezense de Letras (AFL) também realiza um evento literário, em que propõe um passeio por algumas das obras mais importantes do cânone mundial. Por isso, está organizando seu primeiro ciclo de conferências - e debates -, que vai acontecer na última segunda-feira de junho, agosto, setembro, outubro e novembro. A abertura do ciclo, portanto, acontece no próximo dia 30, com a palestra “Como e porque ler os clássicos”, a ser ministrada por Ednilo Soárez, presidente da AFL.

A programação contempla, ao longo do ano, cinco clássicos: “Dom Quixote” (Miguel de Cervantes), “Crime e Castigo” (Dostoiewski), “Madame Bovary” (Flaubert), “A cidade e as serras” (Eça de Queiroz) e “Dom Casmurro” (Machado de Assis). “A Obra clássica apresenta, como características, o universalismo que consiste na tendência de tornar universal uma idéia, uma religião, um sistema; o racionalismo que atribui valor à razão, ao pensamento lógico; o antropocentrismo que se distingue pela forma de pensamento que atribui ao homem toda a dimensão da realidade”, explica Ednilo.

Os livros clássicos, conforme Soárez, apresentam-se em várias dimensões: antropológica, sociológica, filosófica, política, social e psicológica. “Englobam vários saberes, muitas vezes recorrem à Mitologia Grega, exaurem os temas, vocabulário preciso, erudito e exigem sempre leituras complementares”, diz Ednilo, ressaltando a importância dos debates.

Novo sócio

O presidente do Instituto do Ceará, escritor José Augusto Bezerra, preside, hoje, às 19 horas, a solenidade de posse de novo sócio efetivo eleito, o professor Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, que será saudado pelo sócio efetivo professor Pedro Sisnando Leite. Na mesma sessão será conferido, à senhora Heldine Cortez Campos, viúva de Eduardo Campos, o diploma de Amiga do Instituto.

PROGRAMAÇÃO - CENTENÁRIO DE MACHADO DE ASSIS

Hoje ´Machado na Academia Brasileira de Letras´, com José Murilo Martins

24 de junho ´O Cronista´, com Fernanda Coutinho

27 de junho ´Machado de Assis: latência sensual consciente´, com Linhares Filho

1º de julho ´Alencar por Machado´, com Angela Guriérrez

4 de julho ´Diálogo entre Alencar e Machado: encarnação e ressurreição´, com Vera Lúcia Albuquerque de Moraes

8 de julho ´O Poeta´, com Sânzio de Azevedo

11 de julho ´Aspectos médicos na obra de Machado´, com Lúcio Alcântara

PROGRAMAÇÃO - CLÁSSICOS DA LITERATURA

30 de junho Abertura: ´Como e porque ler os clássicos´, com Ednilo Soárez

28 de julho ´Dom Quixote´ (Miguel de Cervantes), com Pedro Paulo Montenegro

25 de agosto ´Crime e Castigo´ (Dostoiewski), com Miguel Leocádio Araújo

29 de setembro ´Madame Bovary´ (Flaubert), com Fernanda Coutinho

27 de outubro ´A cidade e as serras´ (Eça de Queiroz), com Vera Filizola

24 de novembro ´Dom Casmurro´ (Machado de Assis), com Angela Gutiérrez

Local e horários Conferências sobre Machado de Assis, terças e sextas de junho e julho, às 17h, na sede da ACL. 3253.4275. E conferências sobre clássicos da literatura, na última segunda de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, às 17h, no Centro Cultural Oboé. 3264.7038

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: