[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

#CORRUPÇÃO : Oposição diz que Dilma afronta inteligência do brasileiro



Pedido de informações à Comissão de Ética da Presidência é alvo de duras críticas

Publicado:
Atualizado:
BRASÍLIA - A decisão da presidente Dilma Roussef de pedir informações à Comisão de Ética na Presidência informações a sobre a situação do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi alvo de duras críticas da oposição. O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou que é uma afronta à inteligência dos brasileiros dizer que há um esforço do governo para moralizar a atividade pública.
- Nós somos obrigados a afirmar que se trata de uma afronta à inteligência dos brasileiros a afirmativa de que há um esforço do governo para moralizar a atividade pública no País. A chamada faxina se constituiu em farsa e encenação, tentativa de iludir a opinião pública do País. O que é mais grave: não há providências rigorosas no combate à corrupção e à impunidade e há a manutenção de um modelo permissivo que contribui para aumentar os índices de corrupção no país.
Jorge Donizeti Sanchez, presidente da ONG brasileira representante da Transparência Internacional, também falou a respeito. Ele esteve no Congresso e declarou que, se a Comissão de Ética Pública não for atendida, não há sentido em mantê-la. Nesta quinta-feira, a Transparência Internacional divulgou o ranking sobre corrupção, em que o Brasil perdeu quatro posições, embora tenha melhorado ligeiramente sua nota, que passou a ser 3,8 este ano. A nota vai de zero a dez e quanto mais próximo do topo, menor a corrupção.
Para o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), Dilma pôde, dessa forma, ganhar tempo e deu uma sobrevida ao ministro. Segundo o deputado, a decisão de Dilma é antiética e o correto é a demissão imediata do ministro.
- Mantendo Lupi no cargo, a presidente ignora uma recomendação unânime de um órgão auxiliar da Presidência da República responsável por zelar pela imagem do governo. É uma postura antiética. Na prática, Dilma está demitindo a Comissão Ética - afirmou Rubens Bueno.
O parlamentar também criticou o ministro, que anunciou que vai recorrer contra a decisão da Comissão de Ética Pública. Segundo Rubens Bueno, a atitude "beira o ridículo".
- Ele quer o quê? Reescrever o conceito de ética e fazer com que a comissão adote o decoro de ocasião? Bravata tem limite - declarou o líder do PPS.
Em discurso na tribuna do Senado, o líder do PSDB, Alvaro Dias (PR), também cobrou a demissão de Lupi.
- Nós estamos diante de uma situação que exige da Presidência da República uma decisão: ou aceita a recomendação da Comissão de Ética e demite o ministro ou desfaz essa Comissão de Ética. Ela não terá mais sentido, razão de existir se sua recomendação, diante de tantos fatos graves que envolvem o ministro do Trabalho, não for acolhida pela Presidência da República - disse.


© 1996 - 2011. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
Lupi pode ter infringido Código de Conduta da Alta Administração Federal
Dyelle Menezes
Do Contas Abertas
Ao assumir que viajou em jatinhos particulares, Carlos Lupi, pode ter infringido o Código de Conduta da Alta Administração Federal, elaborado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP). Segundo o Art. 7o  do Código, a autoridade pública não pode receber qualquer remuneração de fonte privada, o que também inclui transporte, hospedagem ou favores de particulares, que possa gerar dúvida sobre a probidade ou honorabilidade do executivo.
Dessa forma, ao aceitar carona no vôo supostamente contratado pelo ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Ezequiel Nascimento, ou pelo empresário Adair Meira, responsável por uma rede de Ong’s que possuem contratos com a Pasta, Lupi fugiu das determinações do Código.
O regulamento foi implantado na administração pública em agosto de 2000 e trata de um conjunto de normas às quais se sujeitam as pessoas nomeadas pelo Presidente da República para ocupar qualquer dos cargos nele previstos. A transgressão das normas não implicaria, necessariamente, violação de lei, mas, principalmente, descumprimento do compromisso moral e dos padrões qualitativos estabelecidos para a conduta da Alta Administração.
Em conseqüência, a punição prevista no Art. 17o do regulamento é de caráter político.  Às autoridades em exercício seria aplicada advertência, para as que já tiverem deixado o cargo caberia a "censura ética". As sanções previstas devem ser aplicadas pela própria CEP, que pode até encaminhar sugestão de exoneração, dependendo da gravidade da transgressão.
O Contas Abertas entrou em contato com a Comissão para saber se alguma medida estaria sendo tomada e se a situação do ministro do trabalho caracterizaria infração do Código, porém não obteve nenhuma resposta.
Caso a CEP tome as medidas expostas e Carlos Lupi deixe o cargo, o Código prevê que o ministro não poderá mais atuar em benefício ou em nome de pessoa física e jurídica em processo do qual tenha participado. Além disso, não poderá prestar consultoria valendo-se de informações não divulgadas publicamente a respeito de programas ou políticas do órgão ou entidade.
Paralelamente, a questão das diárias levantadas pelo Contas Abertas (veja link) pode obrigar o ministro a devolver dinheiro aos cofres públicos. Como reconheceu que desempenhou atividades políticas durante as viagens no período de 10 a 14 de dezembro de 2009, o recebimento de diárias integrais não seria um procedimento adequado, visto que parte do dia não teria sido destinado às ações inerentes à Pasta. Desta forma, a situação de Lupi não deixa muitas alternativas. Se reconhecer que estava exercendo atividades partidárias, não poderia ter recebido diárias, se estava a trabalho, não poderia ter voado nos jatinhos. Se, ainda que de forma inusitada, estivesse em atividades misturadas, as diárias não deveriam ser “integrais” e sim “meias”.
Para o professor de o professor da Universidade Estadual de Campinas e especialistas em ética, Roberto Romano, é necessário que as autoridades lembrem também que a Constituição Federal expõe normas para estes casos. “O problema é de responsabilidade legal. A Carta Magna define responsabilidades, por meio dos princípios da moralidade, da competência e da transparência. A partir disso, e com fiscalização da sociedade, da imprensa, além de um sistema judiciário rigoroso, bastaria que as autoridades conhecessem o texto e se perguntassem se as próprias atitudes são morais”, explica.
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: