[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 20 de setembro de 2011

#LULA Alunos protestam em evento no qual Lula ganha título de doutor




Ex-presidente se tornou "doutor honoris causa" pela Universidade Federal da Bahia. Do lado de fora, estudantes pediam mais verba para a educação

Thiago Guimarães, iG Bahia | 20/09/2011 15:41

Um protesto de estudantes da UFBa (Universidade Federal da Bahia) marcou nesta terça-feira (20), em Salvador, a cerimônia de entrega do título de “doutor honoris causa” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com reivindicações pontuais e outras genéricas, como a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação no País, cerca de cem estudantes tomaram a entrada da reitoria da UFBA durante o discurso de Lula.
Leia também: PT de São Paulo precisa inovar e achar seu José Alencar, diz Lula

Durante a fala do ex-presidente, seguranças barraram a entrada dos estudantes no salão que abrigava a cerimônia. Como os protestos ficavam mais altos e os manifestantes permaneciam do lado de fora, Lula passou a falar de improviso e disse que “a gente nunca tem um espaço que caiba todo mundo”. “É uma pena, mas as pessoas precisam aprender que o espaço é esse”, afirmou, para em seguida dedicar o novo diploma às “pessoas que não conseguiram entrar”.


Foto: AE
Após receber o título, Lula foi conversar com os estudantes
Após o fim da cerimônia, manifestantes chegaram a trocar empurrões com seguranças e conseguiram romper o cerco e se aproximar de Lula.
Entoando palavras de ordem como “É ou não é piada de salão, tem dinheiro para a Copa, mas não tem para a educação” e “Lula sai (sic) do chão e apoie a educação”, os estudantes permaneceram no local até a saída do ex-presidente, que chegou a conversar com alguns deles.
Em entrevista após a cerimônia, Lula disse considerar “correta” a reivindicação dos estudantes por mais recursos para a educação. “Temos que estudar com seriedade, não é uma coisa qualquer [destinar 10% do PIB ao setor]”, disse. O ex-presidente também comentou a menção à Copa do Mundo feita pelos estudantes ao dizer que o evento de 2014 “não tem dinheiro público”. “É privado, não tem nada a ver com o governo federal.”
A entrega do título de “doutor honoris causa”, o sexto de Lula, havia sido definida pela UFBa em 30 de outubro de 2002. A homenagem é conferida por universidades a pessoas que tenham se destacado pelo saber ou atuação em favor das artes, ciências, filosofia, letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Lula chegou ontem à noite a Salvador. Depois, jantou com o governador do Estado, Jaques Wagner (PT). Na noite desta terça, ele vai dar uma palestra fechada para executivos da Nestlé.

Sob protesto de estudantes, Lula recebe título de doutor na Ufba

Os universitários protestaram contra a falta de estrutura e a insegurança dentro da instituição com faixas e cartazes. dentro e fora da Reitoria

20.09.2011 | Atualizado em 20.09.2011 - 14:56



Redação CORREIO
Com direito a manifestação de estudantes dentro e fora da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no início da tarde desta terça-feira (20), o título de Doutor Honoris Causa.


Lula recebe título concedido pela Ufba das mãos de reitora da instituição

Os universitários protestaram contra a falta de estrutura e a insegurança dentro da instituição com faixas e cartazes. Um congestionamento foi formado na região, de acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador. A reitora Dora Leal, que presidia a cerimônia, chegou a ser vaiada pelos estudantes, que lotaram salão nobre.

A outorga do título foi definida pelo Conselho Universitário da instituição em 30 de outubro de 2002, atendendo à proposta da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. A honraria é conferida por universidades para pessoas que tenham se distinguido pelo saber ou atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.


Estudantes da UFBA protestam em homenagem a Lula

Agência Estado



Foi sob protestos de um grupo de cerca de 100 estudantes ligados ao Diretório Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no início da tarde de hoje, o título de doutor honoris causa da instituição. O grupo chegou ao prédio da reitoria da instituição para cobrar aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no País. Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora. Depois, conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem - enquanto pegavam autógrafos do ex-presidente nos próprios cartazes nos quais estavam escritas as reivindicações.
"Essa é uma reivindicação nova", disse Lula. "Até outro dia, os estudantes falavam em 7% (do PIB) - o que foi colocado no plano de governo da presidente Dilma (Rousseff) até 2014. Eu até brinquei, dia desses, que se fizessem essa reivindicação antes, enquanto eu era presidente, talvez a gente tivesse atendido."
Para Lula, é natural que o montante do PIB destinado à educação cresça gradualmente. O ex-presidente, porém, disse que seu governo conquistou "muitos avanços" na área. "Nós fizemos 14 universidades federais novas, 126 extensões universitárias, 214 escolas técnicas, um Reuni e ainda o Prouni", enumerou. "Ainda é preciso fazer muito para a educação chegar aonde a gente quer. Nós não queremos continuar sendo apenas exportadores de produtos in natura ou de commodities. Nós queremos ser exportadores de conhecimento, de inteligência."
Sobre a condecoração oferecida pela UFBA, Lula disse já ter aceitado 67 títulos como esse. "E vou continuar aceitando os que me forem oferecidos", afirmou. "Certamente existe uma parcela da elite retrógrada deste País que não se conforma. Se eles souberem que vou receber, no dia 27, o título de doutor honoris causa da Sciences Po Paris (Instituto de Ciências Políticas de Paris) é que eles vão ficar doentes. Eu serei o primeiro latino-americano a receber esse título."
Livro
Durante seu discurso, Lula também disse ter a intenção de fazer um livro sobre seu governo. "Todo ex-presidente que acaba de deixar o mandato em seis meses está com um livro pronto", brincou. "Eu resolvi que não era correto eu mesmo fazer um livro, porque o livro de um ex-presidente nunca vai ser verdadeiro. Não sei se vocês leram o livro do (ex-presidente americano Bill) Clinton. A Monica Lewinsky (estagiária com quem Clinton teve um caso) não está lá. Um livro meu também não ia contar tudo - e eu não ia fazer um livro para contar apenas o que vocês já leram no jornal."
Segundo Lula, a solução foi fazer um livro em que várias pessoas dão testemunhos sobre seu governo. "Nós vamos fazer um livro impessoal, nós vamos colocar a sociedade para dizer o que foram os oito anos do governo Lula."

Ufba: Estudantes protestam durante cerimônia para Lula

Ufba: Estudantes protestam durante cerimônia para Lula
Reitora Dora Leal chegou a ser vaiada durante evento
A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (20), na Universidade Federal da Bahia (Ufba) não foi marcada apenas por comemorações. Estudantes dentro e fora da Reitoria protestaram contra a falta de estrutura e a insegurança dentro da instituição com faixas e cartazes. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador Um congestionamento foi formado na região. A reitora Dora Leal, que presidia o evento, chegou a ser vaiada pelos universitários, que lotaram o salão nobre. O ex-líder nacional recebeu a outorga do título, que é definida pelo Conselho Universitário da Ufba em 30 de outubro de 2002, requerida pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. 

Lula recebe sexto honoris causa e tem mais 55 ofertas do título


Portal Terra


O primeiro título do ex-presidente foi concedido em janeiro deste ano pela universidade de Viçosa, em Minas Gerais. O segundo foi entregue em Coimbra, Portugal, em março e, em julho, três foram dados no Estado de origem de Lula: na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe hoje, na capital baiana, seu sexto título de doutorado honoris causa, desta vez na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, outras universidades nacionais e internacionais aprovaram o oferecimento de outras 55 honrarias do mesmo título a Lula. Se o ex-presidente aceitar todas elas - o título só é válido após cerimônia oficial na instituição total de 61 honoris causa.

Lula ao receber título de doutor 'honoris causa' em Portugal, em março deste ano
Lula ao receber título de doutor 'honoris causa' em Portugal, em março deste ano

Tendo estudado apenas o ensino fundamental, ainda no final deste ano Lula deve receber o sétimo e o oitavo títulos, respectivamente na Sciences Po, na França, e na Politécnica de Lausanne (Suíça). Os doutorados por receber foram aprovadas pelos conselhos universitários de instituições do Exterior mas, para valer, é necessária a cerimônia.
Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula, recebeu 26 honoris causa. Com o primeiro título recebido em Nova Jersey em 1978 e o último em 2007, no Canadá, Fernando Henrique Cardoso se valeu não apenas do status como político, mas também de uma intensa vida acadêmica pregressa. Três foram os títulos desse tipo recebidos antes de assumir Presidência, os demais, recebeu durante e depois de seu mandato, a maioria em universidades estrangeiras.
Critérios
A decisão da universidade federal baiana é antiga. O conselho universitário da instituição decidiu pela outorga ainda em outubro de 2002, três dias após a conquista do seu primeiro mandato como presidente. A outorga de doutor honoris causa é dada a pessoas com destaque em áreas como as artes, academia ou em causas humanitárias.
O cientista político e professor doutor de Ética da Unicamp, Roberto Romano, diz que a concessão destas honrarias deixou de ter um sentido puramente acadêmico e pode servir como forma de aproximar universidades e até mesmo países. Desta forma, o título poderia servir a interesses de intercâmbio e aproximação. Isso serviria ao caso dos dois ex-ocupantes do Palácio do Planalto.
Segundo Romano, a láurea concedida pela universidade da França ao ex-presidente Lula pode inclusive ter como pano a situação econômica delicada que vive o país e o continente europeu. "O corpo de professores pode estar imbuído de muitas intenções, difícil separar o que é acadêmico do político e até mesmo do humanitário", disse o professor.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: