[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mendes Ribeiro será novo ministro da Agricultura, diz fonte


Plantão | 18/08 às 01h23 Reuters/Brasil Online

Por Jeferson Ribeiro

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Congresso, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), foi indicado pelo PMDB à presidente Dilma Rousseff para ser o novo ministro da Agricultura. Segundo disse à Reuters uma fonte próxima ao vice-presidente, Michel Temer, Dilma aceitou a indicação.

Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho teve sua indicação formalizada à Dilma na noite de quarta-feira e ela o convidou horas depois de receber a sugestão do PMDB, segundo relato dessa fonte, que pediu anonimato.

Mendes Ribeiro irá substituir Wagner Rossi, que pediu demissão do cargo de ministro na quarta-feira em meio a uma série de denúncias de irregularidades na pasta e que, na última semana, o atingiram pessoalmente. Rossi foi o quarto ministro a deixar o governo Dilma em menos de oito meses.

A principal atribuição de Mendes Ribeiro no Congresso era negociar a votação do Orçamento Geral da União nas duas casas.

Em sua carta de demissão, divulgada no site do ministério, Rossi argumentou que sua família pediu que ele se afastasse do governo e "deixasse essa minha luta estoica, mas inglória contra forças muito maiores do que eu possa ter."

Denúncias publicadas na mídia acusaram Rossi de usar politicamente alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quando dirigiu a estatal, de ter oferecido propina para um funcionário não denunciar irregularidades e de ter viajado em um jatinho de uma empresa privada, entre outras coisas.

"Durante os últimos 30 dias, tenho enfrentado diariamente uma saraivada de acusações falsas, sem qualquer prova, nenhuma delas indicando um só ato meu que pudesse ser acoimado de ilegal ou impróprio no trato com a coisa pública," disse Rossi na carta.

A vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), considerou a indicação do partido um "erro" porque a bancada da Câmara não foi ouvida antes da escolha, que foi articulada em uma reunião entre os caciques peemedebistas no gabinete de Temer, que também havia indicado Rossi para a pasta.

Mendes teve atuação destacada na votação do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados e tem proximidade política com a presidente, que o escolheu para o cargo de líder no Congresso.

A decisão de Rossi foi tomada no final desta tarde, quando ele procurou Temer, seu padrinho político, para dizer que apresentaria sua demissão a Dilma. Segundo Temer, a presidente "insistiu muitíssimo" para que Rossi permanecesse.

Em nota, Dilma lamentou a saída do ministro e o fato de Rossi não ter "contado com o princípio da presunção da inocência diante das denúncias contra ele desferidas."

Em pouco mais de sete meses de governo, Rossi é o quarto ministro de Dilma a pedir demissão.

Anteriormente, Antonio Palocci deixou a chefia da Casa Civil e Alfredo Nascimento saiu do Ministério dos Transportes, também em meio a denúncias. Neste mês, Nelson Jobim pediu demissão do Ministério da Defesa após divulgação de uma entrevista em que ele teria criticado colegas de governo.

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello e Hugo Bachega)



Deputado Mendes Ribeiro é o novo ministro da Agricultura

Indicado pelo PMDB, nome será anunciado oficialmente por Dilma nesta quinta

Adriana Caitano
Deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) assumirá pasta da Agricultura

Deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) assumirá pasta da Agricultura (Brizza Cavalcante/Agência Câmara)

Lideranças do PMDB confirmam que o líder do governo no Congresso, Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), será o novo ministro da Agricultura. Seu nome foi definido durante reunião entre o vice-presidente, Michel Temer, e outros líderes do partido – Renan Calheiros, Henrique Eduardo Alves e Valdir Raupp. A certeza veio mais tarde, após conversa por telefone de Temer com a presidente Dilma Rousseff, que deve anunciar o escolhido oficialmente somente nesta quinta-feira.

Após insistir em permanecer no cargo, mesmo após ter seu nome envolvido em uma série de escândalos, o ex-ministro Wagner Rossi entregou sua carta de demissão para a presidente Dilma no início da noite de quarta. Rossi procurou Michel Temer, seu padrinho no governo, para acompanhá-lo no encontro com a presidente. “Ela insistiu muitíssimo para que ele permanecesse, salientando que ele é um dos melhores ministros do governo”, comentou Temer.

O apelo, porém, foi em vão. Dilma então pediu ao vice que um nome indicado pelo PMDB fosse apresentado até, no máximo, a manhã de quinta, já que a pasta faz parte da cota do partido. Os peemedebistas preferiram se apressar.

A escolha de Mendes Ribeiro deixa em aberto uma vaga complicada de ser preenchida. Ele só foi escolhido para ser o líder do governo no Congresso em julho, após meses de negociação. O deputado é formado em Direito e exerce seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. Também já foi deputado estadual e secretário de Justiça do Rio Grande do Sul.

Corrupção - O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, pediu demissão na noite desta quarta-feira após um mês de denúncias de corrupção no ministério que ocupava. Reportagens sucessivas de VEJA revelaram desmandos na pasta comandada pelo peemedebista e mostraram os escândalos que se acumulam em sua trajetória. Em carta enviada à presidente Dilma Rousseff, Rossi procurou defender sua reputação, enumerando feitos à frente da pasta, e pediu demissão em caráter irrevogável. O Palácio do Planalto ainda não se pronunciou sobre a saída do ministro.

Wagner Rossi é o quarto auxiliar do primeiro escalão de Dilma Rousseff a cair, em sete meses de governo. Antes dele foram defenestrados do centro do poder Antonio Palocci, da Casa Civil. por não conseguir explicar um espantoso salto patrimonial; Alfredo Nascimento, dos Transportes, por ser conivente com um esquema de corrupção, mostrado em reportagem de VEJA; e Nelson Jobim, da Defesa, por criticar publicamente o governo.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: