[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 29 de março de 2011

meningite : Adolescente tem alta do hospital e morre com doença meningocócica em SP


Plantão | Publicada em 28/03/2011 às 20h52m

EPTV

SÃO PAULO - Uma adolescente de 15 anos morreu com doença meningocócica, nesta segunda-feira, em Ribeirão Preto, cidade a 319 quilômetros de São Paulo. É o segundo caso da doença no ano na cidade.

De acordo com parentes, Jéssica Lauana Martuti começou a passar mal na noite de domingo. Com febre alta, foi levada para a Beneficência Portuguesa, onde tomou soro e foi liberada. Nesta segunda de manhã, com o agravamento dos sintomas, foi novamente hospitalizada, mas não resistiu. De acordo com o diretor técnico do hospital, José Victor Nonino, no domingo a vítima apresentava sintomas da dengue e por isso recebeu alta.

A doença é uma infecção bacteriana aguda, causada pela Neisseria meningitidis. A bactéria é transmitida pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). A doença tem início abrupto e evolução rápida, podendo levar ao óbito em até 48 horas.

As manifestações iniciais são febre alta, dor de cabeça, vômitos, dor e dificuldade na movimentação do pescoço (rigidez de nuca), e aparecimento na pele de pequenas manchas violáceas (petéquias), que inicialmente são semelhantes às picadas de mosquitos, mas que rapidamente aumentam de número e de tamanho.

No ano passado, Ribeirão Preto teve 18 casos da doença e uma morte. Em todo o Estado, foram 1425 casos, segundo a secretaria de Estado da Saúde. Nos dois primeiros meses de 2011, foram 98 casos. A secretaria aguarda ainda a notificação da secretaria Municipal de Ribeirão Preto e de outros exames para confirmar a morte de Jéssica pela doença.

A divisão de Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto informou que já entrou em contato com pessoas que estiveram próximas da jovem para a medicação de antibióticos que evitem a manifestação da bactéria.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: