[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

#RIO Passa de 890 o número de mortos na Região Serrana do RJ após enxurrada


Segundo prefeituras, 891 pessoas morreram em seis cidades desde janeiro.
Nesta quinta-feira (10), Nova Friburgo confirmou 51 casos de leptospirose.

Do G1 RJ



Chega a 891 o número de mortos na Região Serrana do Rio de Janeiro, desde a enxurrada de 11 de janeiro, de acordo com as prefeituras dos municípios mais afetados pelas chuvas e enchentes ocorridas no mês passado. Em Teresópolis, o número de mortos chega a 367. Nova Friburgo registra 423 vítimas, enquanto em Petrópolis já foram resgatados 72 corpos. Também houve 22 mortes em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.

A Prefeitura de Nova Friburgo informou nesta quinta-feira (10) que o município tem 51 casos de leptospirose confirmados após as chuvas. De acordo com o mais recente boletim da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, atualizado até as 16h35 desta quinta, ainda há 243 casos suspeitos sob investigação e 72 aguardando confirmação laboratorial.

Teresópolis inicia demolições
Também nesta quinta, a prefeitura de Teresópolis começou a a demolir os primeiros imóveis em áreas de risco. Segundo o município, das 1.590 residências interditadas em três distritos, afetados pelas chuvas de janeiro.

“Um grande número de famílias deverá sair dos locais, que, por medida de segurança, serão reflorestados para evitar futuras ocupações. Mas imóveis só serão demolidos com a concordância dos proprietários”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro.

Segundo a prefeitura, os locais interditados nas localidades da Posse, Cascata do Imbuí e Campo Grande, foram localizados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, com apoio de especialistas do Departamento de Recursos Minerais (DRM) e da Empresa Estadual de Obras Públicas (EMOP). Na quarta-feira (9), equipes sociais da Casa Civil e de recolocação da Emop começaram a visitar os moradores.

As famílias cadastradas poderão receber indenização do governo do estado, se inscrever para receber o aluguel social ou no programa de compra assistida, em que o morador receber o valor da avaliação feita em seu imóvel e o dinheiro só poderá ser aplicado na compra de nova moradia. A Prefeitura de Teresópolis desapropriou uma área no bairro Ermitage para a construção das habitações populares.

Aluguel social
Na quarta-feira (9), a prefeitura informou que o pagamento do aluguel social aos atingidos pelas chuvas começará a ser pago na primeira quinzena de março. A lista das mil famílias que receberão o benefício será finalizada até sexta-feira (11), após a checagem da relação enviada pela Secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, necessária para evitar que a mesma família receba mais de um benefício.

“Estamos cruzando os dados das 2.500 famílias que receberão pelo Governo do Estado com o nosso cadastro para não ocorrer duplicidade de pagamento. Até sexta-feira, fechamos a lista das mil famílias atendidas pela Prefeitura e depois enviamos à Caixa Econômica Federal. Acredito que o pagamento da primeira parcela será realizado no início de março”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rudimar Caberlon, em nota.



Quase 35 mil pessoas fora de casa
Segundo dados das prefeituras e da Defesa Civil do estado, Teresópolis tem 9.110 desalojados e 6.727 desabrigados; Petrópolis (incluindo Itaipava) soma 6.223 desalojados e 191 desabrigados; e Nova Friburgo já contabiliza 3.220 desalojados e 2.031 desabrigados.

Outros municípios bastante afetados pela enxurrada de janeiro, São José do Vale do Rio Preto registra 2.018 desalojados e 300 desabrigados; Bom Jardim tem 1.186 desalojados e 632 desabrigados; Sumidouro soma 311 desalojados e 200 desabrigados; e Areal contabiliza 1.469 desalojados.

A lista da Defesa Civil cita ainda outros municípios atingidos pelas chuvas, como

Maria Madalena (284 desalojados e 44 desabrigados),

Trajano de Moraes ( 188 desalojados e 28 desabrigados),

Sapucaia (30 desalojados e 140 desabrigados),

São Sebastião do Alto (32 desalojados e 75 desabrigados),

Três Rios (36 desalojados e 33 desabrigados),

(43 desabrigados),


Carmo (55 desalojados e 12 desabrigados),

(28 desalojados e 24 desabrigados), Cantagalo (8 desalojados)

e Cachoeiras de Macacu (4 desabrigados).




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: