[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

França começa julgamento contra download gratuito de filmes

Vincent Valade é acusado de manter um site com downloads ilegais de filmes; indenização pode chegar a €6 milhões


Pirataria (Arquivo)

O site teria arrecadado € 416 com publicidade

Paris - Um jovem francês de 24 anos senta nesta segunda-feira no banco dos réus num tribunal de Paris durante o primeiro julgamento contra uma site de download gratuito de filmes na França.

Vincent Valade tinha 20 anos quando criou o site "eMule Paradise" em 2005, que durante os dois anos que esteve ativo permitiu o download de 7.113 filmes de recente exibição nos cinemas franceses e, inclusive, inéditos, segundo a acusação.

Graças à publicidade na página, que chegou a registrar mais de 320 mil acessos diários, o jovem residente nos arredores de Paris arrecadou 416 mil euros em dois anos, uma soma que tinha guardado em contas do Chipre e Belize, explicam os acusadores.

Mas além do lucro, os produtores cinematográficos, que atuam como parte civil no caso, preferem considerá-lo como um símbolo da luta contra a gratuidade dos downloads de conteúdos sujeitos a direitos autorais.

Entre as partes civis figuram três grandes empresas fonográficas assim como distribuidoras e alguns artistas.

O Sindicato da Edição de Vídeo, por sua parte, reivindica a Valade 6 milhões de euros por danos e prejuízos, enquanto o criador do site pode receber uma multa de 300 mil euros.

Além de Valade, os anunciantes também vão sentar no banco dos réus.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: