[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 9 de novembro de 2010

#dilma #lula #petrobras Guerra suja








Na noite de 13 de março de1961, Jânio Qua-

No discurso, Jânio deixou clara a guerra suja do petróleo: - Há três anos a Petrobras dispunha de meios para levar avante investimentos vitais para a nossa indústria. Hoje, o seu empobrecimento é tal que se viu obrigada a apelar, um dia desses, a mim para empréstimo de meio bilhão de cruzeiros do Banco do Brasil, a fim de pagar compromissos atrasados.




Petrobras

No dia seguinte, vários jornais davam em manchete "a falência da Petrobras". O general Idálio Sardenberg, presidente da empresa até a posse de Jânio, ficou uma fera. Os jornalistas o procuraram na diretoria de material de engenharia do Exército, onde estava lotado: - O senhor acha que as palavras do presidente ocultam algum plano de destruir o prestígio da Petrobras e depois o próprio monopólio estatal?

- Não. Não acho nada disso. A Petrobras está definitivamente consolidada e somente o jogo de influências estranhas poderá ameaçá-la.

Sardenberg

O general disse mais: - Quando eu era presidente da Petrobras, li um trabalho da Shell sobre a sua expansão e entrada no Irã. Dizia a empresa anglo-holandesa que, entre as primeiras tentativas de exploração do petróleo do Irã e a exploração efetiva, transcorreram 19 anos. Isso é muito tempo e revela uma persistência formidável da Shell. Acho que não devemos afrouxar nossa vigilância sobre o monopólio estatal. Devemos estar permanentemente alertas. E é com essa intenção que vou lançar um "Manifesto à Nação".

Jânio mandou que se ele lançasse o manifesto seria preso. O general Sardenberg lançou, foi preso. E estava certo em seus receios: 17 anos depois, Geisel abriu o Brasil aos contratos de risco para as multinacionais do petróleo. Dois menos do que no Irã.

Pré-sal

Na última semana, O Globo publicou reveladora matéria sobre o pré-sal: 1. "A britânica BG divulgou que revisou as estimativas de volume recuperável de petróleo (que pode ser extraído) para três áreas localizadas na camada do pré-sal da Bacia de Santos, onde a empresa é sócia da Petrobras. De acordo com a companhia, as áreas de Tupi, Iara e Guará podem ter, juntas, reservas de 10,76 bilhões de barris de óleo equivalente (inclui óleo e gás). Em relação à estimativa média anterior, de 8 bilhões de barris para as três áreas, os novos números representam mais 34%."

2. "Para chegar ao novo cálculo, a BG contratou a consultoria Miller and Lents, que teve acesso a todos os dados hoje disponíveis sobre as três áreas. Para Tupi e Iracema, a empresa estimou o volume recuperável de petróleo em 9,14 bilhões de barris de óleo. Até agora, as projeções apontavam para 5 a 8 bilhões de barris. No caso de Guará, onde as estimativas de reservas giravam entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris, a consultoria avaliou as reservas em 1,62 bilhão de barris, ou seja, abaixo do cenário mais otimista. A elevação da projeção total das três áreas, portanto, deve-se à revisão mais otimista para Tupi e Iracema."

BG - Repsol

3. "Caso as estimativas se concretizem e novas descobertas aconteçam, as reservas no Brasil da BG, sozinha, poderiam alcançar 5 bilhões de barris de óleo. A empresa tem 25% de Tupi e Iracema, ao lado de Petrobras (65%) e da portuguesa Petrogal (10%). Em Guará, a BG tem 30%, a Petrobras, 45%, e a espanhola Repsol, 25%. A parte das reservas que caberia à BG nas três áreas seria da ordem de 2,8 bilhões de barris. O diretor financeiro da BG, Ashley Almanza, afirmou que as notícias positivas do Brasil levarão a companhia a aumentar a confiança em seu programa exploratório no litoral brasileiro, nos próximos anos."

Dilma e Serra

Dilma dizia que no governo de Lula a Petrobras só adotou o sistema de "concessões e parcerias" para o petróleo até o pré-sal. Com o pré-sal, um "bilhete premiado", tudo é no "sistema de partilha". Mentira. A maioria do pré-sal (mais de 10 bilhões de barris) já está com licitações de "concessão e parceria" da Petrobras com empresas estrangeiras. Inacreditável é que Serra só respondia que "Dilma também privatizou". Por que não deu os números?





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: