[Valid Atom 1.0]

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Google apresenta serviço de tradução de cardápios


19 de fevereiro de 2010

(Foto: Getty Images)

O Google mostrou durante o Mobile World Congress, evento realizado em Barcelona, na Espanha, um novo serviço integrado ao Goggles, sistema de busca baseado em imagens, capaz de traduzir, em tempo real, cardápios de restaurantes em diversos idiomas.
A tecnologia, aplicada aos celulares, pode ajudar turistas vegetarianos a identificar pratos que contenham carne, por exemplo, mesmo sem ter qualquer domínio da língua local.
O protótipo apresentado pelo Google, por enquanto, dá suporte ao alemão e só traduz as palavras para o inglês. No entanto, a empresa adianta que em breve o serviço atenderá a todos os 52 idiomas presentes no buscador, ampliando sua atuação para sinais de trânsito, livros e outros objetos.
O sistema de tradução de cardápios é uma extensão do Google Goggles, um serviço capaz de realizar buscas semânticas baseadas em imagens e signos captados pela câmera do celular. O serviço utiliza uma tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres que digitaliza palavras, converte-as em texto e depois busca significados no tradutor do Google (Google Translate).
Andrew Gomez, gerente de marketing de produto da empresa, disse durante o evento que o projeto ainda está em estágio inicial, mas acrescentou que o serviço mostra o quão poderosos podem ser os smartphones quando conectados à tecnologia de tradução.
O Google Goggles é compatível com qualquer smartphone que rode o sistema operacional Android 1.6.



Sulamérica Trânsito












LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters