[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vizinhos do empresário Eike Batista pedem ajuda ao milionário


População de dois bairros de Angra dos Reis fica ilhada.
Poste consegue conter pedra gigante e salva vida de moradora.

Aluizio Freire Do G1, no Rio


Lanchas do empresário Eike Batista, em Vila Velha, Angra dos Reis: vizinhos pediram ajuda (Foto: Aluízio Freire/g1)

Moradores dos bairros Vila Velha e Bonfim, em Angra dos Reis, na região da Costa Verde do Rio, vizinhos do empresário Eike Batista, ficaram ilhados por três dias, sem transportes, luz e água potável. O presidente da associação de moradores, Alberto Campos de Deus, chegou a recorrer ao vizinho ilustre para pedir ajuda.

“Naquele momento precisávamos de algumas coisas essenciais. Estávamos completamente sem recursos e ele, certamente, poderia nos ajudar”, contou, acrescentando que, depois de falar com os empregados, teria sido recebido pelo milionário, que fez uma modesta doação.

Em nome dos moradores prejudicados pelos danos causados pelo temporal, Alberto contou que conseguiu de Eike 50 engradados de água mineral, a mesma quantidade de sacos de gelo, alguns pães, além da garantia de que sua pequena lancha poderia ser cedida para auxiliar o transporte de pessoas idosas ou doentes. O empresário possui duas luxuosas lanchas ancoradas em seu deque particular.

Moradora sofreu princípio de AVC

Mas, no dia anterior à generosidade do milionário, a dona de casa Maria Aparecida de Oliveira, 51 anos, que desmaiou ao sofrer um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), quase perdeu a vida.

“Ficamos literalmente ilhados. Não havia transporte, luz e nem água. Fui carregada e minha filha, que tem muito conhecimento na cidade, porque trabalha na área de turismo, conseguiu ajuda para me levar ao hospital. O pronto socorro estava lotado, mas felizmente fui atendida”, afirma. “Passamos um início de ano muito triste, pesado”, completa o marido Norival José Moreira, de 53 anos.

Poste consegue conter pedra gigante e salva vida de moradora (Foto: Aluízio Freire/G1)

Nos dois bairros moram cerca de 400 pessoas, mas a população chega a quase 2 mil em épocas de festa de fim de ano. A Rua Vereador Benedito Adelino, antiga Rua do Contorno, que corta a região de praias, foi a mais atingida pelos desabamentos de encostas. Vários poste de luz foram atingidos.

Poste é chamado de 'mão de Deus'

Um deles, segundo comenta-se na rua, passou a ser chamado de “mão de Deus”. O poste conseguiu conter uma pedra gigantesca que, pela direção em que desceu a ribanceira, certamente atingiria a casa de Beatriz Pinheiro Guimarães, de 70 anos. “Ela viria na direção de meu quarto e, pelo tamanho, levaria a casa toda. Seria uma tragédia. Mas, graças a Deus, estava dormindo e não ouvi nada”, conta. “Esse poste salvou minha vida”, faz questão de frisar Beatriz, moradora há 18 anos do local, ao comentar, bem-humorada, com amigos e parentes que ligam preocupados.

Na tarde desta terça-feira (5), equipes da concessionária de energia elétrica, da Defesa Civil e de Parques e Jardins trabalhavam intensamente para restabelecer os serviços essenciais aos moradores de Vila Velha e Bonfim. O empresário Eike Batista não estava em sua residência.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters