[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ponte sobre o Rio Jacuí desaba e pelo menos 20 pessoas caem na água no Rio Grande do Sul


Publicada em 05/01/2010 às 14h46m

Marcelle Ribeiro - O Globo, ClicRBS, Rádio Raúcha

Reprodução ClicRBS/Afiliada TV Globo PORTO ALEGRE - Uma ponte sobre o Rio Jacuí caiu e um grupo de cerca de 20 a 30 pessoas caiu na água. O acidente ocorreu na ERS-287, na região de Agudo, no Rio Grande do Sul. Pelo menos sete mortes já foram confirmadas. Onze pessoas foram resgatadas com vida no local, algumas delas com fraturas. Para se salvar, muita gente se agarrou em galhos de árvores para aguardar socorro dos bombeiros e da Prefeitura de Agudo. ( Veja fotos da ponte destruída )

Quatro helicópteros e oito barcos participaram da operação, segundo a Brigada Militar. Veículos teriam sido levados com a estrutura. Pelo menos 20 pessoas estão sendo procuradas e os bombeiros só confirmarão as mortes quando os corpos forem resgatados. Entre os desaparecidos está o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck.

A água turva e a forte correnteza do rio dificultam a procura e o resgate das pessoas.

- A correnteza é muito forte e estamos com dificuldade de resgatar as pessoas com barco. A situação é muito difícil - disse o prefeito de Agudo, Ari Anunciação.

" Estávamos quase na cabeceira quando escutamos o estrondo e fomos levados para dentro d'água "

Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Santa Maria Menardino Weber, a ponte caiu por volta das 8h40m, possivelmente pela força da correnteza do rio, que está cheio. No entanto, de acordo com ele, antes do acidente, água do rio não chegou a invadir as pistas.

- Parte da ponte caiu, um vão dela, e curiosos foram para a ponte ver o que estava acontecendo. Aí outra parte dela caiu - disse o tenente.

O coronel João Trindade, do Corpo de Bombeiros, informou à Rádio Gaúcha, do Grupo RBS, que inicialmente será feito um balanço dos desaparecidos e o número de mortos só será confirmado com a localização dos corpos.

- Conversei com pais que perderam filhos. Uma mulher de 60 anos que parou para conversar com um amigo e o marido foi para a ponte e desapareceu - disse ele.

Nas proximidades de Agudo, há duas pontes sobre o Rio Jacuí. Uma delas é a que caiu. A maioria das pessoas que caiu estava ali para observar a forte correnteza; muitas para tirar fotos da violência das águas. A outra foi interditada por precaução, pois também corre risco por causa da cheia do rio.

- Estávamos em cima da ponte, olhando a água que estava passando, que era violenta. Estávamos quase na cabeceira quando escutamos o estrondo e fomos levados para dentro d'água - contou à Rádio Gaúcha o agricultor Márcio Ricardo, 37 anos, um dos que foram salvos.

Mauro disse que a ponte caiu de vez, do meio para a cabeceira, surpreendendo ele e um vizinho, que já estavam na cabeceira, a cerca de 2 metros do fim da ponte.

Ponte sobre o Rio Jucuí, no Rio Grande do Sul, desaba e deixa pelo menos sete mortos. Foto: ClicRBS O agricultor afirmou que afundou duas vezes na correnteza, mas conseguiu nadar e se agarrar a uma árvore. Um barco o salvou. O colega dele também foi resgatado. Para o sobrevivente, é difícil saber quantas pessoas estavam em cima da ponte quando ela ruiu.

- Eu nasci de novo, eu e meu vizinho. Temos de agradecer a Deus - disse ele

Outra vítima, um aposentado, contou para a mulher que só se salvou porque conseguiu se agarrar a um cabo de fibra ótica.

Cerca de um minuto separou a dona de casa Ilone Wilhelm, 47 anos, de ser protagonista da tragédia. Ela estava na ponte sobre o Rio Jacuí, e deixou o local momentos antes de a estrutura de concreto desabar. Apreensiva, assistiu ao marido, Omar, cair na água e desaparecer.

- Dá um desespero de ver as pessoas desaparecendo no rio. Estou tremendo até agora - lembra Ilone. Omar foi resgatado e passa bem.

A ponte, que tem 314 metros, cedeu em uma das cabeceiras, mais para o lado de Agudo. Foram de 80 a 100 metros que despencaram no Jacuí, segundo a Coordenação Regional da Defesa Civil. O local está isolado, pois o restante da ponte pode cair a qualquer momento, informa a Brigada Militar.

Vítimas sobem em árvores para escapar das cheias

Em Lajeado, também no Rio Grande do Sul, um homem passou 15 horas em cima de uma árvore , depois que um rio subiu e alagou um camping. Ele só foi resgatado pelos bombeiros na manhã desta terça. Ele estava com a família quando o rio começou a subir, no início da tarde. Seus familiares foram resgatados antes da enchente por um automóvel.

Por falta de espaço no veículo, ele permaneceu no camping. Quando o carro voltou para apanhá-lo, a correnteza impediu a aproximação. Num primeiro momento, o homem teria se apoiado em um muro. À medida em que a água subia, ele subiu na árvore.

Outras duas pessoas que desapareceram com a cheia de rios no Norte do estado continuam sendo procuradas .

O homem de Lajeado não foi o único a se refugiar em árvores. No município de Marques de Souza, dezenas de pessoas subiram em árvores e telhados para escapar da cheia do Rio Forqueta, que corta a cidade e transbordou. Entre as vítimas resgatada de árvore pelos bombeiros estava uma grávida de 7 meses . Seis casas no Centro da cidade ficaram submersas. Diversos animais foram levados pela força das águas.

Segundo a Defesa Civil, 32 municípios gaúchos foram atingidos pela chuva ou cheia de rios. Cinco pessoas estão desaparecidas, além das vítimas da queda da ponte sobre o Rio Jacuí, e mais de mil estão desalojadas ou desabrigadas. Pelo menos 13 estradas gaúchas têm trechos interditados ou bloqueados parcialmente.

Cerca de 5.500 imóveis estão sem energia elétrica. O prefeito de Garibaldi, a 104 km de Porto Alegre, decretou situação de emergência.Casas e escolas tiveram alagamentos e estradas do interior foram bloqueadas por causa da chuva de segunda-feira. A estrada geral para Linha Araújo e Souza foi totalmente bloqueada na manhã desta terça. Uma escola foi alagada. No interior, árvores e barreiras interromperam as estradas de São Miguel, São Luís do Araripe e Tamandaré. Na sede do município, algumas moradias tiveram alagamento porque o Arroio Marrecão, que corta o município, transbordou.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters