[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PAC 2 será arma de Lula para dar fôlego a Dilma nas grandes cidades



Segunda etapa do programa focará as regiões metropolitanas no Sul e Sudeste, onde oposição é mais forte

Leonencio Nossa, Vera Rosa


Orientação - Em reunião, presidente Lula deve cobrar mais empenho de ministros em redutos tucanos


BRASÍLIA
O governo vai investir na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para alavancar a campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O anúncio do PAC 2, em março, coincidirá com a época em que o governador de São Paulo, José Serra, planeja assumir sua candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo PSDB. Feito sob medida para turbinar o carro-chefe da campanha de Dilma, o PAC 2 será um dos temas mais importantes da primeira reunião ministerial do ano, marcada para quinta-feira, na Granja do Torto.

Lula orientará os ministros a adotar como foco de suas ações, nesta reta final do governo, as grandes cidades do País. Festejando números expressivos de popularidade nos grotões nordestinos, ele avisou que cobrará empenho da equipe para atrair os votos das regiões metropolitanas do Sul e Sudeste, onde a oposição está na frente para o início da disputa com a petista Dilma.

Na prática, o Palácio do Planalto prepara uma ofensiva de obras no Sudeste, principalmente em São Paulo e Minas - os dois maiores colégios eleitorais do País, administrados por tucanos -, independentemente da liberação de recursos para o PAC 2, que só deve ser incluído no Orçamento de 2011.

O guarda-chuva dessa segunda versão do PAC vai abrigar um conjunto de projetos novos e até mesmo velhos, sob nova embalagem, em transporte público, prevenção de enchentes, saneamento básico, tratamento de lixo, internet nas favelas e renovação tecnológica. São investimentos em 29 regiões metropolitanas, além da Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico de Brasília, que englobam 463 cidades, onde vivem 79 milhões de pessoas - 43 % da população brasileira.

"O presidente quer que o PAC 2 tenha foco nas regiões metropolitanas e não vai permitir que as eleições ou mesmo o enfrentamento da crise mundial afetem as ações da economia e os programas sociais em 2010", afirmou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, após reunião de ontem do grupo que compõe a coordenação política do governo.

Ritmo Frenético

Chamada de "mãe do PAC" por Lula, Dilma vai viajar com ele em ritmo frenético, a partir de agora. A equipe do PT dividiu a campanha da ministra em três fases para traçar a estratégia contra Serra até julho.

A primeira etapa irá até 18 de fevereiro, quando o PT abrirá seu 4º Congresso Nacional e vai homologar a candidatura de Dilma. Nessa fase, que já está em curso, ela fará uma espécie de "aquecimento" petista e contatos políticos com partidos da base aliada. Seu staff prevê visitas mais frequentes a São Paulo, Minas, Rio e Pernambuco.

Depois do congresso do PT e até 3 de abril - quando deixará o cargo de gerente do governo para entrar na corrida sucessória -, Dilma intensificará o roteiro de inaugurações ao lado do presidente, seu maior cabo eleitoral. A partir de abril, ela contará com um escritório na sede do PT, em Brasília.

O discurso da campanha, que terá como mote o "novo desenvolvimentismo", vai bater na tecla da comparação entre os oito anos do governo Lula e de Fernando Henrique Cardoso. Mesmo com as estocadas do tucanato, o Planalto insistirá na tática da eleição plebiscitária.

Apesar do empenho para ganhar os holofotes com o PAC 2, o governo não fechou o volume de recursos para o programa, que será incluído no Orçamento da União de 2011. Anunciado como remédio para melhorar o sistema de infraestrutura do País, o primeiro PAC - que completará três anos na sexta-feira - foi bombardeado pela oposição, sob o argumento de que grande parte das obras não saiu do papel.

"O importante é que a gente tenha a garantia de que o PAC se manterá, com a continuidade do ritmo de investimento público", disse Padilha. "Isso dará segurança para o setor privado." O ministro deixou escapar que o PAC 2 também servirá para o presidente manter o ânimo da equipe no último ano de mandato, período que ficou conhecido nos bastidores do Planalto como "café frio". "A máquina tem de continuar andando", insistiu Padilha.

19/01/2010, Carlos Gama

Os relatos sobre o homicídio do soldado Mário Kozel Filho nos dão a medida aproximada do calibre desta candidata.

mentário sobre a notícia:
  • Carlos Gama
    Carlos Gama em 19/01/10 ás 12:40
    Os relatos sobre o homicídio do soldado Mário Kozel Filho nos dão a medida aproximada do calibre desta candidata.
  • Henrique Rodrigues
    Henrique Rodrigues em 19/01/10 ás 12:39
    Ao comentário das 12:18: Sumiu o artigo!!! Manda o site!!! Origado
  • JULIANO ZANON
    JULIANO ZANON em 19/01/10 ás 12:35
    Querem saber que foi a DILMA entrem no GOOGLE vcs vão ficar horrorizado um jumento quando da coice continua dando coice sempre
  • Porphirio Gomes de Oliveira
    Porphirio Gomes de Oliveira em 19/01/10 ás 12:33
    Esta candidata mascarada de docinho de côco, continua sendo na verdade uma pimenta das bem ardidas. Nem com PAC, nem com coisa alguma vai decolar. Assim espero.
  • Vagner Ricciardi
    Vagner Ricciardi em 19/01/10 ás 12:18
    Recomendo a leitura do artigo "Os riscos do Programa Nacional de Direitos Humanos" de Ricardo Yazbek presidente FIABCI, apenas para citar um techo " ... maior golpe já desenhado contra nossas instituições (democráticas) ..."
    A pergunta que não quer calar: Como pode um Presidente do Brasil noticiar que assinou sem ler tal decreto? Seria irresponsabilidade, malintencionado, mentiroso, incompetência, ou simplesmente falta de coragem de assumir que é um grande golpista e deveria responder ao processo de impeachment.
  • henrique luz
    henrique luz em 19/01/10 ás 12:04
    A Br 135 que liga BH ao norte está sendo reformado,agora em razão do PAC.Anteriormente o Gov.Fed.lberara a verba p reforma desta BR.o referido dinheiro foi foi desviado para pagar 13,terceiro do func.Meses depois;deputados ligos ao gov.vão as tvs.reclamar da situação da BR.Outra nova bomba dos demo-tucanos;Venderam os bancos estaduais,ninguem pode negar essa verdade.Agora passaram todo o seu funcionalismo para o BB.Ex.Kassab,Aécio,Serra,pois nem banesta e n.cx eles tem mais,ainda bem que o BB adquiriu a N.Cx.senão seria mais um transtorno para os paulistas.Portanto, vamos admistrar melhor os órgaos públicos.Veja se tivesse vendido a Petrobras,talvez estaríamos pagando um litro de gasolina,hoje de 15 a 20 reais e o botijão de gaz de cozinha uns 500.Será se o presidente lula teria uma apovação 84%,Comparando do Sr. FHC que saiu com 13%.Será que eles acham que o povo é bobo?
  • Renata Rodrigues
    Renata Rodrigues em 19/01/10 ás 12:00
    O PAC 2 será uma forma de dar continuidade às obras que já foram feitas e que auxiliam no desenvolvimento do país. Todos os governos passam por dificuldades, claro! Mas é fato que o Brasil melhorou muito com o Governo Lula e continuará assim com Dilma.
  • Vagner Ricciardi
    Vagner Ricciardi em 19/01/10 ás 11:59
    Analizando os corrículos dos precandidados à presidência da república, a Dilma é a pior de todos, nem o próprio governo divulga algum feito da senhora guerrilheira, apenas sempre a colam ao Lulla e o PAC que é um engodo muito mal gerenciado. Que tal começarmos a avaliar a candidata do PV, Marina Silva, esta sim é competente, honesta, trabalhadora, nunca assaltou bancos ou sequestrou diplomatas ou pegou em armas para praticar crimes. Alem de ser reconhecida mundialmente pelo seu ótimo desempenho no Ministério do Meio Ambiente. A Dilma é apenas conhecida internacionalmente na FARC.
  • Jair Rangel
    Jair Rangel em 19/01/10 ás 11:54
    TUDO PELO SOCIAL. Pra eleger a Dilma vale tudo. Por que o PT mantém essa política excusa e ultrapassada? Ah! Já sei!!! Tem um mone (milhaes) que estão pendurados nas tetas do governo como "aspones" e que precisam ficar lá mais tempo.....
  • Alexandre Estanis
    Alexandre Estanis em 19/01/10 ás 11:34
    Kra odeio política mas tá me dando pavor essa Dilma e o desespero do atual governo de perder essa eleição e os recursos destinados a "compra de votos", para os mais ignorantes auxiliados pelo bolsa família não tenham dúvida que terão medo de votar no Serra e perder o dinheirinho dado de graça por todos os contribuintes, não sou machista nem insensível e nem hipócrita para dizer que os menos favorecidos não mereçam pois ainda vejo muita miséria, mas se essa véia ganhar será como uma Cristina Kirchner só vai fazer m**** e os petistas que por natureza apoiam MST movimentos sociais e o diabo a quatro, não passam de pessoas que não tem o mínimo de inteligência é só se perguntar quem é Dilma? principalmente antes de ser Chefe da casa Civil aliás o que se faz lá nesta casa da luz vermelha qual o trabalho dela? além de programas para compra de favores? Não que seja a favor de PSDB nem do Serra Preferiria o aécio acho que tinha mais cacife mas quer saber qualquer um que entre vai fazer B**** mesmo e enriquecer como a família do Lula enriqueceu e tem tonto que ainda defende governantes oras se o país melhorou foi o governo ou foram o povo trabalhando e construindo esse país.


Comente também





Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters