[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Barbara Gancia destaca queda do diploma e censura ao Estadão como fatos marcantes de 2009


Redação Portal IMPRENSA

Para fechar 2009, a revista IMPRENSA publicou uma retrospectiva em sua edição de dezembro, na qual procurou diversas personalidades da comunicação para saber, na opinião delas, quais fatos marcaram o ano.

Divulgação
Barbara Gancia
A jornalista Barbara Gancia, colunista da Folha de S.Paulo e da Band News, foi uma das ouvidas pela reportagem e destacou, entre os fatos mais relevantes para a comunicação, a queda da exigência do diploma para o exercício do jornalismo e a censura ao Estadão. Acompanhe.

"O governo Lula continuou demonstrando que não está interessado na liberdade de expressão, está interessado em cercear a imprensa. O acontecimento do jornal O Estado de S. Paulo, que foi proibido de publicar matérias sobre o filho do Sarney, foi gravíssimo. Hoje em dia, você vê que as grandes publicações têm os interesses delas, todo mundo tem aquele interesse corporativo e não houve uma união. Foi um atentado contra a liberdade de expressão e isso passou em branco, fora o próprio jornal - que fez questão de falar nisso todo santo dia - não repercutiu no resto da imprensa. Isso para mim é um sinal de que as coisas vão muito mal"

"A queda do diploma foi muito boa. Porque não faz sentido; as escolas de jornalismo daqui não formam ninguém, são péssimas. A gente viu que caiu muito a demanda por cursos de jornalismo, porque as pessoas só estão interessadas no diploma e no jornalismo você tem que ter um diploma de cultural geral... Jornalismo se aprende na prática, e não na escola, principalmente no Brasil que você tem como professores aqueles que foram mandados embora das redações ou que não arrumaram cargo em assessoria de imprensa".




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters