[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de novembro de 2009

Número de cidades em situação de emergência no RS sobe para 28



São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Balneário Pinhal se juntaram à lista.
Existem 7 mil desalojados e desabrigados por conta das chuvas no estado.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou neste sábado (21) que o número de municípios em situação de emergência no estado por causa das fortes chuvas subiu para 28 depois que São Jerônimo, Sapucaia do Sul e Balneário Pinhal se somaram às 25 cidades anteriormente divulgadas.

Veja o site do Jornal Nacional

De acordo com a Defesa Civil, são cerca de 7 mil desabrigados e desalojados no Rio Grande do Sul. Durante a semana, o número de desalojados havia chegado a 15 mil. O órgão também informa que cerca de 15 mil casas e edifícios ficaram danificados, com diferentes graus de gravidade, por conta do mau tempo.

Desde setembro, a Defesa Civil já registrou 11 temporais no Rio Grande do Sul. Neste sábado, as nuvens escuras que encobriam todo o estado eram um sinal de que pode chover ainda mais. No litoral, moradores tentam consertar os estragos de um vendaval que derrubou uma torre de transmissão de energia de 28 metros de altura dentro de um rio. Os ventos no estado chegaram a 130 quilômetros por hora.

Segundo dados das concessionárias de energia, 48 mil residências e lojas estão sem energia no Rio Grande do Sul. Em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, alimentos estragam nas casas e no comércio. “Algumas coisas como o sorvete a gente já perdeu, o pão a gente precisa da eletricidade para o forno funcionar. Massa a gente perdeu, farinha, tudo”, conta o comerciante Rubens Ávila.

Preocupações persistem

A Defesa Civil informa ainda que a Fronteira Oeste do estado também é fonte de preocupação. Cidades como Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Santa do Livramento foram castigadas por fortes chuvas na manhã deste sábado. "A Defesa Civil monitora o Rio Uruguai e outras cidades da região que também foram afetadas. Por enquanto, a situação é sustentável", ressalta nota do órgão.

Segundo o capitão Alexsandro Goi, chefe de comunicação social da Defesa Civil gaúcha, o número de cidades em estado de emergência no Rio Grande do Sul pode chegar a 40 até a próxima segunda-feira (23). "Neste momento passamos à fase de recuperação e reconstrução, em que pese ainda estarmos sob alerta devido a temporais isolados que devem ocorrer", diz ele.
















Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters