22 de novembro de 2009 • 21h05 • atualizado às 21h14
No pleito eleitoral para o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cuiabá, em Mato Grosso, Raimundo Cerqueira, militante morto há dois anos, teve suas contribuições pagas e foi inscrito para compor a chapa "Para construir uma Nova Cuiabá". Com a descoberta, o candidato à reeleição ao diretório municipal, Vilson Aguiar, da chapa "Esquerda Socialista" entrou com um recurso no diretório nacional. A chapa "Para construir uma nova Cuiabá" participa das eleições neste domingo e o recurso poderá ser julgado entre os dias 07 a 12 de dezembro.
"Nós entramos com recurso porque ele (Raimundo Cerqueira) já tinha falecido e participava da chapa para o diretório municipal de Cuiabá. Eles entraram com recurso e estão participando da eleição por liminar", disse Vilson Aguiar. Outra reclamação da chapa "Esquerda Socialista" é o pagamento da contribuição de 190 filiados.
O candidato à presidência do Diretório Municipal e da chapa "Para Construir uma Nova Cuiabá", Cido Mendonça, não soube dar explicações de como ocorreu a inclusão de um militante falecido. "Ninguém em sã consciência vai indicar uma liderança morta, até porque a pessoa precisa auxiliar no processo eleitoral. Não sei como isso ocorreu, mas entramos com recurso de defesa", disse.
No último Processo de Eleições Diretas (PED) a diferença de votos entre Vilson Aguiar e Cido Mendonça foi de 19 votos. Existe a possibilidade de haver segundo turno.
A chapa "Esquerda Socialista" é apoiada pela senadora Serys Slhessarenko, enquanto a outra é sustentada pelo deputado federal Carlos Abicalil, que é candidato à reeleição ao diretório estadual.
Estão aptos para votar no diretório municipal em Cuiabá cerca de 5 mil filiados, no entanto, até o momento votaram 1.625. A pouca presença nas urnas, segundo membros que atuam na urna no diretório municipal, é devido ao concurso público estadual cancelado, que ocorreria neste domingo.
Candidatura ao governo
As duas lideranças de destaque em Mato Grosso, a senadora Serys Slhessanrenko e o deputado federal Carlos Abicalil foram unanimes ao dizer que ainda é cedo para afirmar se o PT terá candidato próprio ao governo ou irá se coligar com algum partido da base aliada.
Sobre uma aliança com Silval Barbosa (PMDB), que é o candidato do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), Serys falou que é possível já que Barbosa faz parte da base aliada como o governador.
"É possível aliança, como é possível ter um candidato próprio. Abicalil, por exemplo, é um bom candidato ao governo. Tudo depende de decisão do partido", disse Serys. Ela salientou que é candidata a reeleição.
Questionada se haveria a possibilidade de uma disputa entre ela e Carlos Abicalil para o Senado, Serys disse que o deputado federal ainda não comentou se deseja ser candidato. "Ele nunca colocou para mim ou para o partido que tem intenção de ser senador".
O deputado Carlos Abicalil afirmou que o partido irá prosseguir o diálogo como vem fazendo com o PR, PMDB, PSB, entre outros. Abicalil disse que ainda não há uma decisão sobre uma possível candidatura ao Senado, pois ela deve ser tomada junto ao partido.
Sobre a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à Presidência da República pelo PT, tanto Serys como o deputado foram unanimes em dizer que ela é a candidata do partido e que não existe outro nome. "Com a popularidade que o presidente Lula vem mantendo, é um sinal que o povo quer continuidade e o avanço do governo do presidente Lula", disse Serys.
"Ministra Dilma Rousseff receberá indenização por tortura. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, receberá do governo do Rio uma indenização de R$ 20 mil por ter sido presa e torturada nas dependências do quartel da Polícia Especial do Exército, na Tijuca, durante o regime militar.
A indenização por pouco não foi negada pela Comissão de Reparação por falta de provas. O depoimento de Vânia Abrantes, do grupo Tortura Nunca Mais e integrante da comissão, foi essencial ao deferimento.
Notícia de fevereiro de 2007, disponível na íntegra aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u89392.shtml.
A melhor resposta escolhida pelo autor foi:
E AS PESSOAS ABAIXO RELACIONADAS, O QUE DILMA/ESTELA/ETC VAI PAGAR PARA ELAS?
LISTA DE EXECUTADOS POR TERRORISTAS NO BRASIL
15/12/67 - Assassinado em São Paulo o bancário OSIRIS MOTTA MARCONDES, durante assalto ao Banco Mercantil.
25/06/67 - Mortos por atentado à bomba, no aeroporto de Guararapes, em Recife, o jornalista EDSON REGIS DE CARVALHO e o Almirante NELSON GOMES FERNANDES.
26/06/68 - Morto em S. Paulo, estraçalhado pela explosão de um carro-bomba lançado contra um quartel do Exército, o soldado MÁRIO KOZEL FILHO, que estava de sentinela.
20/08/68 - Assassinado a tiros, quando de sentinela, o soldado da PMSP ANTONIO CARLOS JERRERY.
07/09/68 - Assassinado em São Paulo, por terroristas, o soldado da PMSP EDUARDO CUSTÓDIO DE SOUZA, quando de sentinela no DEOPS/SP.
12/10/68 - Assassinado no portão de sua residência, em SP, diante de seus filhos e esposa, com rajadas de metralhadora, por terroristas da VPR, o capitão do Exército dos Estados Unidos CHARLES CHANDLER.
07/03/69 - Morto por terroristas, em S. Paulo, o investigador de polícia JOSÉ DE CARVALHO, durante assalto ao União de Bancos Brasileiros.
09/05/69 - Assassinado por terroristas, durante um assalto ao Banco Itaú, SP, o guarda civil ORLANDO ***** SARAIVA.
04/06/69 - Morto por terroristas, durante um assalto ao Banco Tozan, o soldado da PMSP BOAVENTURA RODRIGUES DA SILVA.
14/04/69 - Morto em SP, por terroristas que assaltaram o Banco Francês e Italiano, o bancário FRANCISCO ***** DA SILVA.
31/03/69 - Morto no Rio de Janeiro, por terroristas que assaltaram o Banco Andrade Arnaud, o comerciante MANOEL DA SILVA DUTRA.
12/07/69 - Assassinado por terroristas (por engano, queriam matar um capitão boliviano) no Rio de Janeiro, o major do Exército da Alemanha Ocidental ERNEST VON WESTERNHAGEN.
29/08/69 - Morto no Rio de Janeiro o gerente do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, JOSÉ SANTA MARIA, quando terroristas assaltaram o seu estabelecimento.
04/10/69 - Morto por terroristas o guarda particular EUCLIDES DE PAIVA CERQUEIRA, durante assalto ao carro transportador de dinheiro do Banco Irmãos Guimarães.
04/03/69- Seqüestrado no Rio de Janeiro o Embaixador dos Estados Unidos.
15/07/70 - Morto em São Paulo, por terroristas, o guarda de segurança ISIDORO ZAMBOZDI, durante assalto à loja MAPPIN.
19/08/70 - Assassinado no Rio de Janeiro o guarda particular VAGNER LUCIANO V. DA SILLVA, durante assalto ao BNMG.
11/05/70 - Morto a coronhadas de fuzil, em SP, o tenente da PMSP ALBERTO MENDES JUNIOR.
11/03/70 - Seqüestrado em São Paulo o cônsul-geral do Japão.
11/06/70 - Morto o agente da PF IRLANDO DE SOUZA RÉGIS, durante o seqüestro do Embaixador da Alemanha Ocidental, no Rio de Janeiro.
14/09/70 - Assassinado em S. Paulo o motorista BERTOLINO FERREIRA DA SILVA, durante assalto ao carro pagador da BRINK'S.
27/10/70 - Morto com um tiro na nuca, pelo terrorista que ele conduzia preso, o sargento da Aeronáutica VALDER XAVIER DE LIMA.
07/12/70 - Morto no Rio de Janeiro, durante o seqüestro do embaixador da Suíça, o segurança HÉLIO CARVALHO DE ARAUJO.
03/04/71 - Morto no Rio de Janeiro, por terroristas, o major do Exército JOSÉ JÚLIO TOJA MARTINEZ.
15/04/71 - Assassinado em São Paulo o Presidente da ULTRAGAS, Sr. HENNING ALBERTO BOISSEN.
02/09/71 - Mortos durante assalto à Casa de Saúde Dr. Eiras, no Rio de Janeiro, os guardas de segurança GAUDÊNCIO JAIME DOLLE, SILVANO AMANCIO DOS SANTOS E DEMERVAL FERREIRA DOS SANTOS.
05/02/72 - Assassinado a tiros de metralhadora o marinheiro inglês (19 anos) DAVID CUTHBERG, por "pertencer a um país imperialista". 12/03/72 - Morto
em São Paulo, durante assalto à Fábrica de Bebidas Charel, o Coronel reformado do Exército ANIBAL FIGUEIREDO DE ALBUQUERQUE.
01/02/73 - Morto em São Paulo, no bar de sua propriedade, o civil MANOEL HENRIQUE DE OLIVEIRA, porque foi julgado "dedo duro", pelos terroristas.
Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia??? Sphere: Related Content