[Valid Atom 1.0]

domingo, 22 de novembro de 2009

Noruega: suínos com H1N1 foram infectados por humanos

21/11/2009 18:44

Uma publicação européia (Eurosurveillance) destaca nesta semana o trabalho de pesquisadores para tentar encontrar respostas quanto à origem do vírus H1N1 presente em 23 rebanhos da Noruega, numa descoberta realizada em 10 de outubro. A análise da sequência dos vírus de suínos das explorações mostra que eles são idênticos, ou quase idênticos, aos vírus humanos da mesma região geográfica.

Os cientistas escreveram: "Nessa investigação, os seres humanos infectados com o vírus da pandemia de gripe parecem ser a fonte mais provável para a disseminação da infecção para os suínos. Mas as rotas adicionais, como a transmissão por via aérea ou o transporte de veículos, não podem ser descartadas no momento. Até agora, nenhuma evidência sugeriu que os animais desempenham um papel particular na epidemiologia ou na propagação da pandemia de gripe entre humanos".

O vírus foi confirmado na Noruega em 10 de outubro de 2009, depois de uma investigação epidemiológica realizada pelo Norwegian Food Safety Authority (NFSA). O pensamento inicial de abater os rebanhos infectados foi abandonado quando ficou claro que o crescente número de efetivos infectados só tinha estado em contacto com os humanos. Os cientistas escreveram: "Ao mesmo tempo, não havia nenhuma evidência que indicasse que houve contato (suínos, pessoal, veículos, etc), entre os rebanhos, e a possibilidade de transmissão por via aérea também foi descartada devido às longas distâncias entre os rebanhos positivos. Assim, a estratégia de amostragem foi revista para incluir rebanhos suínos de toda a Noruega”.

No período entre 10 e 26 de Outubro, um total de 39 rebanhos foi testado e 18 foram positivos para a gripe pandêmica. Dos 18 rebanhos positivos, um total de 15 efetivos estavam em contato com os povos diagnosticados com qualquer uma pandemia de gripe.Moderados sinais clínicos de gripe (tosse, febre) foram registradas em quatro efetivos, enquanto que os sinais foram ligeiros a não-existentes em dois rebanhos. Em cinco dos seis rebanhos, os sinais clínicos nos suínos ocorreu após os seres humanos fazerem contato com os suínos.

Além disso, durante o período de 12 outubro - 26 outubro, um total de 12 efetivos em seis outros municípios foram testados e cinco efetivos em três municípios foram positivos para o vírus da gripe pandêmica. Também nestes municípios, a maioria dos rebanhos positivos são suspeitos de terem contraído o vírus em pessoas infectadas. A indústria de suínos na Noruega é relativamente pequena, com cerca de 2.700 efetivos e um pouco menos de 1,5 milhões de animais abatidos em 2008.

Fonte : PigProgress















Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters