[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Famosa pela "dança da pizza" é eleita vereadora em São José dos Campos

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em São José dos Campos

A ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT), que ficou conhecida pela chamada "dança da pizza", vai voltar a exercer um cargo eletivo a partir do próximo ano. Ela foi eleita vereadora em São José dos Campos (91 km de São Paulo), no Vale do Paraíba.

Guadagnin já foi prefeita da cidade entre 1993 e 1996 e deputada federal por dois mandatos consecutivos. Em 2006, dançou no plenário da Câmara para comemorar a absolvição de um colega do PT acusado de envolvimento no mensalão, coreografia que passou a ser chamada de "dança da pizza."

O ato lhe custou o mandato nas eleições daquele ano. De recordista de votos (153 mil) na região, obteve em 2006 apenas 36.859 e ficou fora da Câmara dos Deputados. No pleito de anteontem, recebeu 4.329 votos, ficou em 18º lugar e foi um dos quatro vereadores eleitos pelo PT em São José --um a mais do que em 2004.

"Fiquei muito feliz com o resultado. Essa foi a eleição mais difícil que eu já disputei", disse Guadagnin ontem. Para ela, o episódio da dança não prejudicou o seu desempenho nas urnas. "Não tive nenhuma agressão durante a campanha. O apoio que eu obtive das pessoas era de que isso daí é uma página virada", afirmou ela.

O candidato do PT à Prefeitura de São José não teve a mesma sorte. Nem mesmo o apoio do presidente Lula, que visitou a cidade uma semana antes das eleições, impediu a segunda derrota seguida em primeiro turno do deputado estadual Carlinhos Almeida para Eduardo Cury (PSDB), atual prefeito.

Cury obteve 56% dos votos válidos, contra 40% de Almeida. Toninho Ferreira (PSTU) ficou com 3%. "É notável que o presidente Lula tem uma influência. Mas ela não é determinante [para eleger um candidato] no Brasil", disse Cury. "O eleitor está muito mais maduro e olha uma série de fatores para decidir o voto", afirmou.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: