[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Venezuela vai doar lâmpadas para pobres dos EUA


O governo da Venezuela vai distribuir lâmpadas de baixo consumo de energia em comunidades pobres de 11 cidades americanas, entre elas a capital, Washington.

Segundo as autoridades, a medida faz parte do programa Missão para Revolução Energética, que visa a ajudar pessoas de baixa renda a diminuir o consumo de energia.

O projeto, que já está em andamento na Venezuela, está sendo financiado com o dinheiro das vendas de petróleo.

Segundo correspondente da BBC em Caracas James Ingham, 60 milhões de lâmpadas econômicas já foram doadas a comunidades carentes venezuelanas. O governo espera que o consumo de energia no país seja reduzido em 5%.

Nos Estados Unidos, o governo do presidente Hugo Chávez deve distribuir 500 mil lâmpadas para residentes de 11 cidades, o que deve resultar em uma economia de US$ 15 milhões (cerca de R$ 25 milhões) ao longo dos dez anos de vida útil das lâmpadas. A Venezuela tem uma das maiores reservas petrolíferas do mundo e há cinco anos vem aplicando parte dos lucros obtidos com a exportação da commodity em programas sociais. Além do programa de distribuição de lâmpadas, Chávez também fornece petróleo a baixo custo para vários países, incluindo a Grã-Bretanha, que compra combustível venezuelano a baixo custo e repassa o desconto para usuários de baixa renda no transporte público.

Críticos dizem que, por trás da iniciativa, o objetivo do país é fazer propaganda política.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: