[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Geraldo Casé, criador da série 'Sítio do Picapau Amarelo', morre aos 80 anos


Publicada em 21/07/2008 às 16h36m

O Globo Foto arquivo

RIO - O produtor, escritor e diretor de TV Geraldo Casé morreu na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória. Pai da atriz e apresentadora Regina Casé e criador da série "Sítio do Picapau Amarelo", adaptada da obra de Monteiro Lobato, estava internado na Clínica São Vicente desde o dia 12 de julho. Casé havia completado 80 anos dia 7 de julho. O velório está marcado para as 8h desta terça-feira no Cemitério São João Batista. O enterro será as 16h.

Uma grande festa realizada no Jockey Club no Rio de Janeiro, no dia 8 de junho, comemorou antecipadamente os 80 anos do diretor. Foi um grande encontro de gerações da TV, reunindo Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Patrycia Travassos, Carolina Dieckamann, Paulo José, além de Caetano Veloso.

Geraldo César Casé começou a freqüentar os programas de rádio com o pai, Ademar Casé, que um dia resolveu comprar um horário e fazer um programa próprio. Foi a deixa para que Geraldo iniciasse sua carreira artística, começando a fazer sonoplastia e a operar o áudio. Aos 16 anos, foi promovido a diretor artístico do programa do pai. Mais tarde, foi para a rádio Mayrink Veiga e, depois, para a Rádio Globo.

Paralelamente a isso, fundou uma agência de produção que criou 12 programetes infantis. As crianças, aliás, sempre foram seu grande alvo. O que mais marcou sua carreira televisiva, quando já estava na TV Globo, foi "O Sítio do Picapau Amarelo", uma adaptação da obra de Monteiro Lobato, que ficou no ar por dez anos e foi febre principalmente entre o público infantil. Ele costumava contar assim a história:

"Fiz uma proposta ao Boni de fazer uma novela para crianças e pré-adolescentes à tarde e ele adorou. Então, a Globo conseguiu os direitos da obra de Lobato e me chamou para produzir e dirigir o Sítio", contou Casé na época que, por cerca de 20 anos, foi uma das cabeças pensantes da emissora.

O diretor de TV Geraldo Casé com sua filha, Regina Casé e a neta, Benedita. Foto Vera Donato / Divulgação

Antes disso, passou pelas TVs Tupi, Rio, Continental, Excelcior e Educativa, criando programas importantes como "Teatro Malasarte" e "Fantoche estrela" - em uma época em que ele mesmo confeccionava os bonecos -e "Um instante, maestro".

Casé também dirigiu peças de teatro, principalmente infantis, como "A fábrica de sonhos", e escreveu livros, como "Um dia fui pássaro". Foi ele que batizou o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, do qual sua filha, Regina Casé, fez parte. A música também era um de seus talentos. Com Dori Caymmi ele compôs "A Cuca te pega", "Rabicó" e "Quindim", todas da trilha sonora do "Sítio".

Geraldo Casé se casou duas vezes e deixa cinco filhos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: