[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Penhor atrai cada vez mais brasileiros



Com um dos juros mais baixos do mercado, o penhor atrai cada vez mais brasileiros. Mas quem não consegue quitar as dívidas, vê as suas preciosidades irem a leilão. Um deles foi concluído nesta terça-feira em São Paulo.

Cada jóia guarda uma história tão desconhecida quanto valiosa. Será que a dona de um anel, a peça mais cara do leilão, se arriscou a exibi-lo na rua? São R$ 62 mil em diamante.

Quando vaidade e dinheiro se encontram, compram ouro em forma de renda e canetas raras. Quem ostentava relógios caríssimos devia fazer questão de ver o tempo passar.

As nove mil peças foram a leilão porque os donos não pagaram o empréstimo à Caixa Econômica. Em todo país, dois milhões de brasileiros usam o penhor, modalidade de crédito em que jóias são dadas como garantia.

De janeiro a junho, o valor emprestado se aproximou dos três bilhões de reais, 5% a mais do que no primeiro semestre de 2007. Os juros variam de 1,9% a 2,99% ao mês. A maioria dos clientes tem renda familiar de cinco a 20 salários mínimos e é mulher.

Como Débora, que usa o penhor há cinco anos, mas nunca teve uma jóia leiloada. “Se você não tiver o valor pra fazer o resgate, você vai e renova por um prazo de mais 90 dias ou 30 dias”, diz Débora Zezza, empresária.

Da maioria das peças, não se sabe a data de fabricação. Se algumas ainda parecem atuais, outras definitivamente não resistiram ao tempo, como um conjunto de colar e par de brincos de ouro com moedas de dólar, que não pára de perder valor.

Também curiosa é a medalha que homenageia Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço e a ver que a terra é azul.

Nenhuma peça reluz o orgulho nacional como a moeda comemorativa da Copa de 1970, de ouro 21 quilates. Se for arrematada, corre o risco de ter o mesmo fim da taça Jules Rimet, roubada em 1983.

“Só de saber que essa medalha pode ser derretida, dá muita dó”, fala Eunice Araújo, gerente de alienação – Caixa Econômica Federal.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: