[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de julho de 2008

O operário empalhado


Ter, 29/07/08
por gmfiuza |
categoria Lula

E não é que Lula, além de criar o Ministério da Pesca, oferecendo mais umas peixadas para os companheiros, ainda falou dos biocombustíveis? Mas teve novidade também no comício baiano: denunciou o analfabetismo no Brasil.

E disse que ele, que não tem diploma, é quem está atacando o problema em mais de meio século. Lula e a ignorância precisam um do outro. Se retroalimentam.

Se tiver mais um mandato, ou dois, ou três, ele continuará fazendo o mesmo número: pedir aos seus assessores que mapeiem os lugares com mais baixa escolaridade e o levem lá para dizer, triunfal, que um ignorante – um de vocês! – está dando jeito no Brasil.

Se a ignorância acabar, Lula acaba. Quando o governo começou e aqueles dados do PT sobre a fome foram desmascarados, e o Brasil se deu conta de que aquele papo de 20% de famintos era mentira, o presidente quase entrou em crise existencial.

A ideologia vale-refeição entrou em colapso, e o professor José Graziano, o mago do Fome Zero, ganhou uma embaixada no quintal de casa.

Na administração pública, o efeito das ações é demorado. O Brasil está colhendo 15 anos depois os frutos da responsabilidade fiscal. Vai chegar também o dia, no futuro próximo, de realizar o prejuízo desses tempos de bagunça administrativa e peixadas para os companheiros, ao molho da infalível retórica coitadinha.



Ministério dos peixinhos

Seg, 28/07/08
por gmfiuza |
categoria Lula

Este espaço errou.

Cravou que quando o bicho começasse a pegar no debate sobre a subida da inflação, Lula ia desandar a falar de biocombustíveis, biudísiu, essas coisas.

Não foi o que aconteceu. Vem aí a ata do Copom para explicar a pancada para cima dos juros, depois que o presidente bradara que não vai baixar o consumo neste país. Ou seja, vem aí um debate incômodo sobre inflação.

Mas Lula não está dissertando sobre biocombustíveis. Está lançando o Plano Nacional do Desenvolvimento da Pesca. E vai tratar da transformação da secretaria da Pesca em ministério.

Vamos então arriscar uma nova previsão: na próxima elevação dos juros pelo Banco Central, Lula vai anunciar a criação do Ministério do Etanol.

E viva o milagre da multiplicação dos cargos.

  • foto_fiuza.jpg
  • Guilherme Fiuza

    Jornalista, é autor de Meu nome não é Johnny, que deu origem ao filme. Escreveu também o livro 3.000 Dias no Bunker, reportagem sobre a equipe que combateu a inflação no Brasil. Em política, foi editor de O Globo e assinou em NoMínimo um dos dez blogs mais lidos nessa área. Este espaço é uma janela para os grandes temas da atualidade, com alguma informação e muita opinião.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: