[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Irmãos-produtores fazem a festa brasileira no 65º Festival de Veneza


ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema
Caio e Fabiano Gullane, da Gullane Filmes, estavam radiantes logo após o anúncio da seleção oficial do 65º Festival de Veneza, que se realizará de 27 de agosto a 6 de setembro, na Itália. Titulares da Gullane Filmes, produtora com onze anos de experiência no mercado brasileiro e filmes como "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias", "Carandiru" e "Bicho de Sete Cabeças" no currículo, eles vestirão a camisa do Brasil na mostra competitiva, já que filmes de diretores brasileiros só estarão presentes nas paralelas. São eles os responsáveis por duas co-produções internacionais presentes na competição: "Birdwatchers", do italiano Marco Bechis, e "Plastic City", do chinês Yu Likwai.

Divulgação/Cristiano
Os irmãos-produtores Fabiano e Caio Gullane, que estarão em Veneza com três filmes
Divulgação
Odajiri Joe e Tainá Müller em cena de "Plastic City", do do chinês Yu Likwai
Divulgação
Matheus Nachtergaele integra o elenco de "Birdwatchers", do italiano Marco Bechis
ZÉ DO CAIXÃO EM VENEZA
HOLLYWOOD EM SEGUNDO PLANO
Os irmãos Gullane também são produtores de "Encarnação do Demônio", que marca a volta de José Mojica Marins à direção, com um filme protagonizado por seu personagem mais famoso, o Zé do Caixão. A fita também faz parte da seleção oficial, mas na seção paralela Midnight Movies. A estréia brasileira será no dia 8 de agosto.

"Quem vai brilhar em Veneza dessa vez são os produtores brasileiros", disse Caio, em entrevista por telefone ao UOL Cinema. Ele se considera recompensado por apostar na estratégia de fazer co-produções com empresas estrangeiras. "Plastic City", que mistura drama, artes marciais e linguagem dos mangás, é uma co-produção com a China em que os produtores brasileiros são majoritários. "Birdwatchers", um drama que se passa na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina envolvendo fazendeiros e os índios Guarani-Kaiowaa, tem maior participação de empresas italianas.

"Birdwatches" abriu o caminho para a participação dos outros filmes da Gullane no Festival de Veneza. Co-produção com a Itália, o filme mereceu atenção especial de Marco Müller. "Plastic City" foi mostrado na forma de "rascunho". "E agradou tanto que, para surpresa nossa, acabou sendo incluído na competição", disse Caio. "Agora, estamos correndo para dar termina-lo a tempo." Ainda segundo o produtor, "Encarnação do Demônio" foi incluído por causa da fama de José Mojica Marins no exterior.

Caio brincou que levará a Veneza a atriz gaúcha Tainá Müller, de "Plastic City", o cineasta José Mojica Marins, de "Encarnação do Demônio", e os índios Guarani-Kaiowaa, parte do elenco de "Birdwatchers". Os irmãos Gullane continuam desenvolvendo outros projetos, entre produções brasileiras e co-produções estrangeiras. Do primeiro grupo, estão desenvolvendo "Mano", baseado no livro homônimo de Gilberto Dimenstein, com direção de Laís Bodanzky, e a animação por computador "Lutas", com roteiro e direção de Luís Bolognesi.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: