[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Microsoft coloca no ar site sobre a 'Experiência Mojave'



O Globo Online

Página do Mojave Experiment / Foto: Reprodução

RIO - Defendendo a tese de que as pessoas gostariam do Vista se conhecessem o programa por si mesmo, a Microsoft colocou no ar, em www.mojaveexperiment.com , detalhes do teste que a empresa fez com 120 usuários de Mac, Linux e Windows XP e 2000 que eram resistentes ao Vista. O desafio consistia em colocar essas pessoas para testar um novo sistema operacional, o Mojave , ouvir os comentários e depois revelar que na verdade aquele programa era o Windows Vista.

E você, já usou o Windows Vista?

O site traz um vídeo de apresentação e mais 54 clipes curtos, de 10 a 15 segundos, com as reações das pessoas que participaram do teste. Os clipes trazem cenas de apresentação de recursos do Vista e principalmente de surpresa quando o funcionário da Microsoft informa que o 'Mojave' na verdade é o Vista. Uma das entrevistadas chega a dizer que talvez as críticas que o sistema operacional recebeu desde o lançamento tenham "mais a ver com o usuário do que com o aplicativo".

O argumento apresentado no site é que o Vista é vítima de preconceito e que muitas pessoas não o experimentam por causa da "má fama" que o produto tem de ser pesado, lento e ter problemas de compatibilidade. Antes do teste, os participantes falam que não usaram o programa porque ouviram muitas pessoas falarem mal dele.

Esse não foi o caso da leitora Luciana Medeiros. No último dia 6, ela publicou uma carta na Revista Digital contando sua péssima experiência pessoal com o Vista e questionando a política de downgrade da Microsoft. Leia aqui a carta de Luciana e aqui a resposta da Microsoft e da HP .

Segundo a Microsoft, 90% dos entrevistados se disseram impressionados com o "Mojave" e 83% disseram que o recomendariam para um amigo. Além disso, mais de 90% deram ao "Mojave" uma nota maior que a dada anteriormente ao Vista. Entre as 140 pessoas, a nota do Vista antes do teste era 4,4, enquanto a média do "Mojave" chegou a 8,5.

Entre os participantes, 84% eram usuários do XP, 22% do MacOS, 14% de outros Windows pré-XP e 1% de Linux. Os testes foram feitos em um notebook HP Pavilion DV 2000 with 2GB of RAM. O site "Mojave Experiment", curiosamente, foi feito em flash, e não em Silverlight.

De acordo com uma enquete que O GLOBO ONLINE colocou no ar na semana passada, 61% dos internautas que visitam o site usam o Windows XP. O segundo sistema mais usado é o Vista, com 22%, seguido do Linux (11%) e do MacOS (6%). Participaram da enquete 1.029 leitores.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: