[Valid Atom 1.0]

domingo, 8 de junho de 2008

Rede do INSS é usada para se obter votos nos grotões

O Globo Online

A lavradora Judith Freze - Michel Filho/O Globo

RIO - Servidores do INSS, candidatos nas eleições deste ano, estão usando o serviço de concessão de benefícios do órgão como moeda de troca para obter votos no interior do Estado do Rio, mostra reportagem de Chico Otavio publicada neste domingo pelo jornal "O Globo". Leia a reportagem completa no Globo Digital (só para assinantes).

Funcionários e médicos peritos se aproveitam das deficiências do sistema, que dificulta a vida dos mais pobres e facilita a dos mal-intencionados, para formar currais eleitorais que os tornam quase imbatíveis a cada pleito. Além da concessão de aposentadorias em áreas muito pobres, onde o benefício é a principal renda de uma família, a máquina de votos fatura com afastamento por doenças e acidentes de trabalho. ( Como combater esta máquina de votos?)

Pelo menos quatro vereadores, um de Nova Friburgo, dois de Nova Iguaçu e um de Itaguaí, são réus em inquéritos sobre quadrilhas que fraudaram a concessão de benefícios em troca de ganhos financeiros e votos.

A agência do INSS em Bom Jardim, cidade serrana a 166 quilômetros do Rio, ficou na semana passada, de uma só vez, sem o chefe e o adjunto. José Nilton Pereira Pinto e Vantuil Marques Chiapini se afastaram dos cargos a fim de disputar a reeleição para a Câmara Municipal

Na região, a lavradora Judith Freze Tardim, de 65 anos, viúva e analfabeta, vive com quatro filhos em Córrego Santo Antônio, distrito de Bom Jardim. Há dez anos, tenta inutilmente aposentar-se pelo Funrural.

- Na última vez que estive com Zé Nilton, ele prometeu que ia mandar de novo o meu pedido e me pediu voto em troca. Se ele conseguir, arrumo o meu e de toda a minha família.

Por e-mail, o vereador José Nilton disse que todo funcionário público pode ser candidato, mesmo ocupante de cargos de chefia, desde que observe os prazos legais de licenciamento, como afirma ter feito. Nilton disse que é funcionário do INSS há 22 anos, com ficha funcional "absolutamente imaculada", e que seu trabalho é resolver os problemas dos segurados - o que alega ter feito "com absoluto respeito aos cidadãos" e agindo sempre conforme os regimentos internos do INSS. "Sou vereador há apenas 3,5 anos, pré-candidato em 2008 e sofri as mesmas fofocas políticas no pleito passado. São comuns nesse período", disse o vereador por e-mail.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: