Na semana passada, NY Times perguntou: 'De quem é esta floresta amazônica?'.
Presidente também disse que protocolo de Kyoto 'já faliu', em referência aos EUA.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26), durante o XX Fórum Nacional, na sede do BNDES, no Rio, que a Amazônia "tem dono".
Ao citar os biocombustíveis como grande alternativa para diminuir a poluição do planeta, Lula disse que achava "engraçado" que países responsáveis por 70% dos poluentes jogados na atmosfera estejam de olho na Amazônia, como se somente o Brasil fosse responsável por conter a degradação ambiental.
"O mundo precisa entender que a Amazônia brasileira tem dono. O dono da Amazônia é o povo brasileiro: são os os índios, os seringueiros, os pescadores. Mas também somos nós. Temos consciência de que é preciso diminuir o desmatamento, as queimadas. Mas também temos a consciência de que é preciso desenvolver a Amazônia", disse Lula.
Apesar de não ter citado o jornal norte-americano, a declaração de Lula também faz alusão à reportagem do New York Times, publicada na semana passada, em que o periódico pergunta: "De quem é esta floresta amazônica, afinal?".
No texto, o jornal diz que "um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território".
Durante o discurso no Rio, Lula procurou mostrar que a questão ambiental é um desafio global e afirmou que o Protocolo de Kyoto "já faliu". "Foi muito bonito assinar, maravilhoso, mas quem tinha que tomar medidas para cumpri-lo não referendou", disse Lula, em referência direta aos Estados Unidos. Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário