[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Blefe : Filho de Lula promete devolver passaporte diplomático


Publicidade

DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO



Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu nesta sexta-feira devolver o passaporte diplomático que recebeu do Itamaraty.

"Vou [devolver], aliás, nem vi... Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou", afirmou o filho de Lula pelo Twitter.


Rodrigo Paiva - 24.jan.2007/Folha Imagem

Ele disse que não usou e nem viu seu passaporte durante os oito anos de governo Lula.

Marcos Cláudio afirma ter viajado apenas para o Paraguai e a Argentina, países que fazem parte do Mercosul e pedem apenas o documento de identidade para os brasileiros.

"Nunca usamos em oito anos de governo democrático e nem usaremos", disse.

Marcos Cláudio atacou diversas vezes a Folha ao longo do dia pelo microblog.

"O fato real é não ler esses artigos ridículos da Folha de S.Paulo e deixar só os jumentinhos continuarem crendo e seguindo... Minoria sempre."

"A @Folha_Poder [perfil do caderno Poder, da Folha, no microblog] é um lixo, os seguidores da doutrina de acabar com o Brasil são piores ainda. Só pessoas com baixa inteligência crêem no PIG [sigla para Partido da Imprensa Golpista, terminologia usada por blogueiros para atacar a imprensa]", completou em outro tuíte.

A Folha revelou esta semana que os passaportes diplomáticos dele e do seu irmão, Luís Cláudio Lula da Silva, 25, foram renovados por quatro anos dois dias antes do fim do mandato de Lula.

A assessoria de Lula, que descansa em uma base do Exército em Guarujá (SP), disse que ele não irá comentar o assunto. Marcos Cláudio também está na base.

Nesta sexta-feira, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, pediu a Marcos Cláudio e ao seu irmão, Luís Cláudio Lula da Silva, 25, que devolvessem os passaportes diplomáticos.

"O governante não pode ceder às tentações do cargo. Enquanto ele estiver no cargo deve ter as regalias necessárias para o exercício do cargo. A partir do momento em que deixa o cargo, ele passa a ser um cidadão comum, igual a todos", afirmou o advogado.

Para o presidente da OAB, os filhos de Lula devem devolver o passaporte para evitar "constrangimento público" ao ex-presidente. A entidade também prometeu processá-los se não houver devolução.

"Caso isso não ocorra, é hipótese de apuração pelo Ministério Público Federal, em função do ato de ilegalidade administrativa, que quebra a isonomia entre os brasileiros", afirma Cavalcante.

Segundo entendimento do Itamaraty, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência, ).

Questionado, o órgão disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

A decisão que beneficiou os filhos de Lula diz que a concessão foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.

O presidente da OAB também encaminhou ao Itamaraty um ofício pedindo a lista das pessoas que têm o passaporte diplomático com a mesma justificativa.

O Itamaraty não confirmou se recebeu o ofício da OAB nesta sexta-feira.

Luís Cláudio é o filho caçula de Lula. Formado em educação física, foi preparador físico do Corinthians. Marcos Cláudio é filho do primeiro casamento de Marisa Letícia, a ex-primeira-dama, e foi adotado por Lula. Formado em psicologia, é empresário e tentou ser candidato a vereador em 2008.












PAULO HENRIQUE AMORIM E O PT: UM POUCO SOBRE O CRIADOR DA SIGLA "PIG"

Hoje, quando se pretende atacar um veículo de comunicação, sempre que este questiona o Governo Federal, usa-se a sigla "PIG" (Partido da Imprensa Golpista). Ela foi cunhada por Paulo Henrique Amorim e a idéia de "golpismo" consiste na crítica do PT e de seu governo. Falou mal? É golpe. Simples assim.

Mas Paulo Henrique Amorim, ou PHA, diz que é jornalista desde os tempos em que os bichos falavam (é o que está em seu site). Não sei se em 1997 eles ainda diziam alguma coisa, mas convém lembrar a série de reportagens que ele próprio divulgava na Rede Bandeirantes, na condição de âncora e editor do principal programa jornalístico da emissora.

Trechos abaixo (estão nas sinopses da Radiobras):

"Denúncia de corrupção em partido político não é novidade. Novidade é o partido. Trata-se do Partido dos Trabalhadores. Paulo de Tarso Venceslau ajudou a sequestrar o embaixador americano e a fundar o PT. Foi também secretário de finanças de duas prefeituras do partido. Ele garante que uma empresa contratada sem concorrência por prefeitos petistas, desviava verbas públicas para os cofres do partido. Ele quer provar que a cúpula do PT sabia das fraudes e não tomou providências.

Paulo de Tarso Venceslau, autor da denúncia contra o PT, tem 53 anos e uma biografia movimentada. Na década de 60 ele pertencia ao grupo guerrilheiro Aliança Libertadora Nacional. Participou de sequestro do embaixador americano, Charles Albrick, em 1969. Ironia ou não, ajudou a tirar da cadeia José Dirceu, seu amigo e companheiro na época. José Dirceu, hoje presidente do PT, disse que Venceslau não tem nenhum documento que comprove a corrupção, mesmo assim haverá investigação." (grifos nossos)

Em 1998, VÉSPERA DAS ELEIÇÕES DAQUELE ANO, tudo se repetiu. E quem fala a respeito é Alberto Dines que, na ocasião, DEFENDEU LULA. Vejam que coisa engraçada:

"Paco, o linchador - Em seu site Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim publicou na noite de sexta-feira (3/11) a seguinte manchete: "Internautas criticam artigo de Alberto Dines". Clica-se e aparece a foto deste observador e um pequeno texto: "A favor da mídia. Internautas criticam artigo em que Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, se manifesta a favor da mídia". Os curiosos então clicam para saber o que Paulo Henrique Amorim, porventura, tem a dizer sobre o assunto e descobrem que Paulo Henrique Amorim, como sempre, nada tem a dizer: escafedeu-se. Mas como precisa fazer jus ao cachê de linchador, remete para os comentários dos internautas furiosos com este observador. Convém registrar que o afiadíssimo site é completamente cego em matéria de interatividade e democracia: não recebe comentários dos leitores. Paulo Henrique Amorim – Paco, para os íntimos – é o protótipo do linchador. Paradigma do empastelador. Agente provocador de quebra-quebras. Tem longa experiência nesta matéria. Paco agora anda camuflado de militante petista. O disfarce vai durar pouco. Em setembro de 1998, véspera da segunda disputa Lula-FHC, ele comandou na TV Bandeirantes uma viciosa cruzada contra Lula com os mais torpes argumentos. Pretendia denunciar a operação financeira que permitira ao então líder sindical a compra de um apartamento em São Bernardo do Campo. Não foi um ataque político, foi um golpe baixo. Não foi um surto pontual, foi uma cruzada contínua, demorada, persistente. Em todas as edições do principal telejornal da Band, durante longos minutos, com todos os recursos de edição, depoimentos, documentos e aquela vozinha histérica, nasalada, tentando levantar os ânimos para derrotar Lula logo no primeiro turno. Paco, o linchador, era o âncora do telejornal e conseguiu ser ouvido por alguns veículos. IstoÉ, como sempre, viu na denúncia uma chance de ganhar alguns trocados e foi na onda. O Observatório da Imprensa protestou. Naquela fase, alguns artigos opinativos eram assinados coletivamente, "Os Observadores". A responsabilidade era obviamente do editor-responsável. Alguns leitores protestaram contra o Observatório. É sempre assim. Quando um delirante grita "Mata!", logo aparecem outros para berrar "Esfola!". Esta é a insana dinâmica das execuções sumárias e do paredón." (grifos nossos)

Hoje, o Presidente é Lula, do PT, e a oposição é o PSDB. Paulo Henrique Amorim, desde 2003, nunca mais tocou no assunto que tanto repisou em 1997 e 1998 - e continua sem solução satisfatória. "PIG", né? Ok, então...

E, já em 2006, nota-se que algumas figuras blogosféricas, hoje carimbadas, comentaram o texto de Alberto Dines, absolvendo a conduta do então "regenerado" jornalista, ex-perseguidor de Lula em véspera de eleição. Os termos "da defesa" são engraçadíssimos.

Depois, dizem que exagerei quanto à reação da blogosfera política dita "independente" na história fictícia de Karloff.
transubstanciado por gravata às 07.01.10 - 14:00:34 | 38 comentários
Comentários, Pingbacks:
Comentário de: kadu

Bem, em primeiro lugar as duas surras no primeiro turno que o FHC deu no Lula aconteceriam de qualquer modo, pois a diferença entre ambos é brutal.

Depois, não se pode dizer que o PHA estava no PIG, pois, de acordo com a lógica paconiana, o golpe só pode ser dado contra quem já está no governo e não contra o desafiante. Assim, ainda de acordo com esta lógica coerente, no próximo ano Paco será Serra desde que as bixas falavam.

Finalizando, tal como as palavras das sociedades secretas, PIG tem um segundo significado, que é: Pessoal que Impediu meus Ganhos. Ou seja, basta contratar um ou dois jornalistas independentes e você deixa o PIG na hora.



Paulo Henrique Amorim demitido do iG


O jornalista Paulo Henrique Amorim saiu do iG nesta terça-feira (18), após um contrato exclusivo assinado desde maio de 2006. Já na parte desta tarde, o blog do jornalista não estava no ar.

De acordo com apuração exclusiva do Portal IMPRENSA , o iG recindiu contrato com Amorim, respeitando todas as cláusulas do contrato. Segundo fontes do Portal, o blog do jornalista era ‘altamente desvantajoso para o provedor de internet, já que tinha baixa audiência e não rendia boa receita’.

A informação é do site da Revista Imprensa. Paulo Henrique Amorim tinha um salário alto no iG – bem lá para cima das dezenas de milhares de reais. Devia ser o blogueiro mais bem pago do país. Mas, para tentar imaginar os motivos de sua demissão, ninguém deve pensar apenas no valor de seu salário. Há mais aí no meio além de sua conhecida baixa audiência.


CHEFE DE PAULO HENRIQUE AMORIM EXPLICA COMO FAZ PARA PAGAR SEU SALÁRIO

DE ONDE VEM A GRANA ISENTA DE IMPOSTOS QUE VAI PARA A CONTA DO ANÃO MENTIROSO DA REDE RECORD.


CHEFE DO ANÃO VENDIDO ENSINANDO A ROUBAR:
http://www.dailymotion.com/video/x1d6dy_edir-macedo-ensinando-a-roubar_creation

Além dos dóceis eleitores da Igreja Universal, Lula também aprecia o tipo de jornalismo que a TV Record desenvolve, bem de acordo com sua noção de que o papel da imprensa é informar e não fiscalizar.

Assim, elogiou o investimento que a emissora está fazendo para a produção de novelas como uma "demonstração extraordinária de que acreditam no Brasil".

Acrescentou que a concorrência entre as emissoras de TV elevaria o nível do jornalismo e da cultura nacional, permitindo "que o povo brasileiro não seja vítima de alguns formadores de opinião que querem conduzi-la para formar um pensamento único".

Também aí esqueceu um singelo detalhe: a indústria cultural é mesmo altamente manipulatória, mas ainda se direciona a leitores e espectadores capazes de formar juízo próprio, enquanto a TV Record tem como objetivo último ampliar a legião de pobres coitados que atribuem qualquer evento adverso às maquinações do Capeta.

No auge das denúncias na imprensa, e mesmo quando apareceu na TV o registro chocante da divisão do butim, o rebanho fechou olhos e ouvidos à realidade escancarada, preferindo acreditar que era outra provação para testar sua fé.

E é isso que os poderosos sempre quiseram: transformar eleitores em zumbis. O que a IURD está aos poucos forjando é uma versão modernizada (e ainda mais nociva) dos currais eleitorais nordestinos, que Lula conhece tão bem.

O último dos singelos detalhes esquecidos é o de que essa máquina político-religiosa trabalha sempre ao lado dos que estão no poder? e ele, Lula, não durará para sempre.

Então, o seu legado poderá ser o de ter montado a engrenagem perfeita para evitar que, no futuro, algum sindicalista atrevido abra caminho na política, driblando todos os preconceitos, até chegar à Presidência da República.

CRONOLOGIA-Programas sociais e escândalos marcam governo Lula

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega ao final de dois mandatos com forte crescimento da economia, amplos programas sociais e a melhoria de vida de milhões de brasileiros. Mas na bagagem desses oito anos houve também inúmeros, e graves, escândalos de corrupção, e dois grandes acidentes aéreos.

Veja a seguir alguns acontecimentos que marcaram o governo Lula.

2003

1o de Janeiro - Aos 57 anos, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse da Presidência da República.

Janeiro - Na primeira reunião do Copom do governo Lula, BC sobe a taxa básica de juros de 25 por cento para 25,5 por cento ao ano.

Fevereiro - Preocupado com a inflação e com o objetivo de ganhar credibilidade juntos aos mercados financeiros, governo eleva a meta do superávit primário do setor público consolidado, de 3,75 por cento do PIB para 4,25 por cento do PIB, sinalizando um esforço maior para a contenção de gastos.

- Selic chega a 26,5 por cento ao ano, maior taxa do governo Lula. Os juros permaneceriam nesse patamar até junho de 2003, quando caíram 0,5 ponto percentual.

Outubro - Governo Lula lança o programa Bolsa Família, que reuniu o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Cartão Alimentação, antigos programas do governo Fernando Henrique Cardoso.

Dezembro - Selic encerra o ano em 16,5 por cento.

2004

Fevereiro - Eclode o caso Waldomiro Diniz. O ex-assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi flagrado negociando propina. Este foi o primeiro grande escândalo de corrupção do governo Lula.

Maio - Jornal The New York Times publica reportagem falando da relação do presidente com a bebida. O governo se irritou e condenou a matéria.

Dezembro - Selic encerra o ano em 17,75 por cento ao ano.

2005

Março - Governo anuncia que não vai renovar acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Junho - O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) revela o esquema do mensalão. A acusação de pagamentos do governo a parlamentares da base derrubaria o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que ainda perderia o mandato de deputado.

Junho - A então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, é escolhida para substituir Dirceu na Casa Civil.

Dezembro - Ano termina com Selic a 18 por cento ao ano.

2006

Março - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, se vê forçado a deixar o cargo após ter sido acusado de mandar violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Francenildo havia revelado que o ministro frequentava uma casa de lobistas em Brasília. Guido Mantega, então presidente do BNDES, assume a Fazenda.

Setembro - Um avião da Gol colidiu com um jato Legacy, fabricado pela Embraer e operado por uma emrpesa norte-americana, e caiu no Mato Grosso, matando todas as 154 pessoas a bordo. O Boeing 737, que caiu numa área de floresta densa, fazia o voo 1907 com rota de Manaus a Brasília. O Legacy conseguiu fazer um pouso de emergência em uma base da FAB, na Serra do Cachimbo (PA).

Outubro - Depois de recuperar a popularidade perdida durante o auge dos escândalos de corrupção, em 2005, Lula parecia caminhar para a reeleição no primeiro turno.

Mas a tentativa de compra por petistas de um dossiê contra políticos do PSDB ajudou a corroer o apoio do presidente e a dar um fôlego extra na reta final ao candidato tucano, Geraldo Alckmin, levando a disputa para o segundo turno, quando Lula vence com 60,83 por cento dos votos válidos.

Dezembro - Ano termina com Selic a 13,25 por cento.

2007

Janeiro - Lula inicia o novo mandato lançando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que consolida os investimentos e projetos do governo.

Julho - Um avião da TAM, que fazia o voo JJ 3054 de Porto Alegre a São Paulo, não conseguiu frear ao aterrissar na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e explodiu ao atingir um prédio próximo, matando 199 pessoas.

Outubro - Fifa anuncia que Copa do Mundo de Futebol de 2014 será realizada no Brasil

Novembro - Petrobras anuncia um mega campo de petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos, dando início a uma série de descobertas que mudariam as perspectivas para o setor no país. No ano seguinte, o governo inicia a discussão para a elaboração do marco regulatório do pré-sal.

Dezembro - Oposição consegue derrubar, no Senado, a cobrança da CPMF.

Dezembro - Selic termina o ano em 11,25 por cento.

2008

Maio - Descontente, Marina Silva deixa o Ministério do Meio Ambiente. Foi substituída por Carlos Minc.

Setembro - Quebra do Lehman Brothers marca o início da fase mais aguda da crise econômica internacional.

Dezembro - Fazenda anuncia redução de impostos --como o IPI dos automóveis-- para estimular economia conter efeitos da crise.

Dezembro - Selic em 13,75 por cento ao ano.

2009

Agosto - Governo envia ao Congresso o novo marco regulatório do setor petrolífero, que valerá para a exploração da camada pré-sal.

Outubro - A cidade do Rio de Janeiro é escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

2010

Abril - Dilma Rousseff deixa Casa Civil para concorrer à Presidência da República. Foi substituída por Erenice Guerra

Maio - Lula vai ao Irã para tentar negociar acordo sobre programa nuclear do governo de Mahmoud Ahmadinejad.

Setembro - Após denúncias de tráfico de influência que envolviam o filho, Erenice Guerra deixa a Casa Civil.

Setembro - Petrobras conclui capitalização que levantou 120 bilhões de reais.

Outubro - Beneficiada pela popularidade de Lula, Dilma liderou as pesquisas eleitorais durante bom tempo com margem suficiente para se eleger no primeiro turno. Mas um forte crescimento de Marina Silva (PV) nos últimos dias acabou forçando o segundo turno da eleição.

Na segunda rodada, Dilma vence José Serra (PSDB) com 54 por cento dos votos válidos.

(Por Jeferson Ribeiro, Leonardo Goy e Isabel Versiani)

LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: