[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jobim diz que críticas à viagem de #Lula são 'absolutamente ridículas'

Ministro louro josé jobim





DE SÃO PAULO

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira que as críticas à viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e familiares ao Forte dos Andradas, base do Exército no Guarujá (litoral sul de SP), são "absolutamente ridículas".

"Considero [as críticas] ridículas, absolutamente ridículas", disse ele em entrevista ao programa "Bom Dia Ministro".

"O presidente, que já deixou o mandato e deseja passar momentos de lazer com a proteção necessária, o fará em ambiente do Exército. A decisão foi correta e eu acho as críticas absolutamente ridículas e sem fundamentação", reiterou.

Lula viajou na terça-feira ao Guarujá. Perto da Praia do Tombo, o Forte dos Andradas foi um dos locais preferidos do ex-presidente para descanso durante seu mandato.

CAÇAS

Jobim também falou sobre a compra dos novos caças para a FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo ele, a questão deve ser resolvida ainda neste semestre.

O ministro disse que entregou o material para Dilma analisar, mas que não pode pautar a presidente.

"Esse assunto terá que ser resolvido neste ano e ela sabe disso, pelo menos neste semestre, no mínimo. Em 2016 começam a vencer os ciclos de vida dos Mirage-2000."



Genoino é cotado para assessor especial do Ministério da Defesa

FOLHA ONLINE 07/01/2011 09h56

Ex-guerrilheiro que atuou no conflito do Araguaia, o deputado José Genoino (PT-SP) é cotado para ser o braço direito do ministro Nelson Jobim (Defesa) para assuntos relacionados ao Congresso.

Genoino é o segundo suplente na Câmara, mas não deve conseguir exercer o mandato na próxima Legislatura, que tem início em fevereiro. Por isso, congressistas do partido atuam para que ele seja nomeado assessor especial do ministério. Petistas ligados ao deputado dizem que o convite já aconteceu.

No entanto, o petista não confirma. "Tenho uma relação política muito forte com o Jobim. Sempre o ajudei na Defesa e defendo muito o trabalho que ele está fazendo. Sempre tive uma relação institucional, de muito diálogo com as Forças Armadas, mas só tomarei decisões a partir de fevereiro, até lá ainda sou deputado."

Durante sua atuação como parlamentar, Genoino ajudou o governo em assuntos relacionados à pasta, como a elaboração do projeto da Comissão da Verdade, que tem a finalidade de examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticadas durante o regime militar, e o Plano Nacional de Defesa, que reforça o papel das Forças Armadas.

Apesar de sua atuação na guerrilha e de ter sido preso durante o regime militar, Genoino já foi condecorado pela Marinha, Aeronáutica e Exército. "Entendo a importância das Forças, não há nenhum rancor", disse.

Genoino teve que renunciar à presidência do PT após o escândalo do mensalão, em 2005. Desde então, perdeu espaço e visibilidade.

Além da votação da Comissão da Verdade, um dos principais problemas que a pasta tem pela frente é a definição da compra de 36 caças para a FAB.


Réu no mensalão, Genoino pode integrar governo Dilma

Ministro da Defesa, Nelson Jobim convidou o petista, que, segundo ele, pode ajudar muito por sua capacidade de 'dialogar'

iG São Paulo | 07/01/2011 13:07

Compartilhar:

Foto: agencia brasil Ampliar

O ex-deputado petista José Genoino recebeu convite para ser assessor especial do Ministério da Defesa


Réu no processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o escãndalo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino vai integrar o governo da presidenta Dilma Rousseff. O convite foi feito pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que confirmou nesta sexta-feira o interesse em ter o petista em sua equipe de assessores.

De acordo com o ministro, que concedeu entrevista a emissoras de rádios, em Brasília (DF), a presença de Genoino seria importante por sua "capacidade de circular e de dialogar".

“Eu havia conversado com o Genoino no ano passado. Ele me disse que iria examinar o assunto, mas ainda não me deu uma resposta. Entendo que ele pode trazer uma grande colaboração ao Ministério da Defesa e sua presença seria importante porque ele conhece o tema e seria de extraordinária importância para mim inclusive tendo em vista sua capacidade de circular e de dialogar”, afirmou Jobim, acrescentando que desde a época da Assembleia Constituinte, em 1987, Genoino, já demonstrava o grande conhecimento sobre os temas da área de defesa nacional.

Genoino é réu no processo do mensalão, suposto esquema que envolvia pagamentos a deputados em troca de apoio ao governo e que estourou durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado petista na época era presidente do PT e teve que renunciar ao cargo após o escândalo vir à tona. Desde então, perdeu espaço e visibilidade. O deputado também fez parte da resistência à ditadura militar, participando da luta armada durante a década de 1970, tendo sido preso e torturado. Chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Defesa assim que o PT chegou ao poder, em 2002. Hoje é primeiro suplente na bancada do PT na Câmara dos Deputados.



Jobim confirma convite para Genoino ser seu assessor

07 de janeiro de 2011 | 14h 29

AE - Agência Estado

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou nesta manhã que convidou o deputado federal José Genoino (PT-SP) para atuar como seu assessor direto. Em entrevista ao programa radiofônico "Bom Dia, Ministro", Jobim elogiou o parlamentar como uma "figura importante" no Congresso Nacional e disse ter uma relação estreita com ele. "Eu efetivamente, no ano passado, convidei o deputado José Genoino para ser o meu assessor", afirmou Jobim, respondendo a pergunta de jornalista. "Eu conheço o deputado José Genoino desde 1988 e tenho relações estreitas com ele. Eu fiz um convite e ele ainda não me respondeu", acrescentou.

O ministro disse que ficou de conversar com o parlamentar em fevereiro sobre o convite e disse que sua intenção é "colar" no deputado federal. O parlamentar, que renunciou à presidência do PT em 2005 após escândalo do mensalão, não foi eleito em 2010 para um novo mandato, estando na segunda suplência. Ele chegou a ser cotado para a pasta da Defesa em 2002 e teve destaque na atual legislatura na elaboração do projeto que institui a Comissão da Verdade, tema sobre o qual Jobim tratou na entrevista. O ministro posicionou-se a favor da proposta e disse que ela teve "absoluto apoio" do Ministério da Defesa.

Jobim lembrou que o projeto criou "uma divergência" com o ex-secretário de Direitos Humanos Paulo Vanucchi, mas ressaltou que a questão já foi contornada. "Esse projeto se encontra no Congresso Nacional e não há nenhuma divergência com a secretária atual dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, já que ela conhece muito bem o projeto e temos uma excelente relação", disse. Em cerimônia de transferência de cargo, na segunda-feira, a nova secretária marcou diferença em relação ao seu antecessor, evitando entrar em embate com o Ministério da Defesa.


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: