Plantão | Publicada em 06/12/2010 às 05h41m
BBCWikileaks vem divulgando mais de 250 mil documentos secretos
Uma longa lista de locais descritos pelos Estados Unidos como vitais para a segurança nacional foi divulgada como parte dos documentos americanos secretos que vêm sendo publicados pelo site Wikileaks.
O Departamento de Estado americano pediu em 2009 a todas as missões diplomáticas do país no exterior informações sobre uma lista de instalações cuja perda poderia afetar criticamente a segurança nacional dos Estados Unidos.
A lista inclui oleodutos, centros de comunicação e de transporte, minas e fábricas de produtos médicos.
O documento é considerado possivelmente o mais polêmico divulgado até agora pelo Wikileaks, que vem divulgando desde o domingo passado um pacote de mais de 250 mil comunicações diplomáticas secretas dos Estados Unidos.
A definição de segurança nacional americana revelada pelo comunicado do Departamento de Estado é ampla e abrangente.
Além dos locais mais óbvios de infraestrutura estratégica, o documento contém ainda locais diversos como uma mina de cobalto no Congo, uma fábrica de soro antiofídico na Austrália e uma fábrica de insulina na Dinamarca.
No Brasil, o documento enviado pelo Departamento de Estado lista cabos de comunicação submarinos com conexões em Fortaleza e no Rio de Janeiro e minas de minério de ferro, manganês e nióbio em Minas Gerais e em Goiás.
O comunicado pede às missões americanas informações sobre todas as instalações cuja perda poderia ter um impacto crítico sobre a saúde pública, a segurança econômica ou a segurança nacional dos Estados Unidos.
Alvos potenciais
A lista no documento divulgado pelo Wikileaks é considerada como uma relação de alvos potenciais para ataques contra interesses americanos no exterior.
O diário britânico The Times publicou a notícia sob o título 'Wikileaks lista 'alvos para o terror' contra os Estados Unidos'.
Alguns locais recebem uma qualificação especial na lista, como o entroncamento de oleodutos de Nadym, no oeste da Sibéria, descrito como 'a instalação de gás mais importante do mundo'.
O local é um importante ponto de trânsito do gás russo exportado para a Europa Ocidental.
Em alguns casos, indústrias farmacêuticas específicas ou fábricas de produtos sanguíneos são especificadas por sua importância crucial para a cadeia global de suprimento.
Para muitos críticos, o documento gera o questionamento sobre quais os benefícios dos vazamentos do Wikileaks.
'Esta é mais uma evidência de que eles têm sido geralmente irresponsáveis, à beira da criminalidade', afirmou o ex-ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha Malcolm Rifkind.
'Este é o tipo de informação que os terroristas têm interesse em conhecer', disse.
WikiLeaks: para EUA, Lula não esconde preferir caça francês - Terra Brasil
WikiLeaks revelou lista secreta de locais estratégicos para ... - Diário de Notícias - Lisboa
Diplomatas dos EUA vão repensar trocas de mensagens - Estadão
O Globo - Público.pt
todos os 32 artigos de notícias »Austrália prestará socorro consular ao fundador do WikiLeaks se ...
Estadão - 1 hora atrásSYDNEY - O governo da Austrália afirmou nesta segunda-feira, 6, que prestará socorro consular ao fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, ...Julian Assange quer mudar o mundo com a WikiLeaks, começando pelos EUA - Público.pt
'WikiLeaks serão um marco divisor da geopolítica', diz fundador - O Globo
WikiLeaks força EUA a vasta rotação diplomática - Diário de Notícias - Lisboa
AFP - Diário Digital
todos os 119 artigos de notícias »Brasil quer comprar e fabricar caça francês
Diário do Nordeste - 2 horas atrás... relatou, ontem, o jornal francês "Le Monde", citando despachos americanos vazados pelo site WikiLeaks. O País vem negociando com a França, ...Documento dá detalhes sobre compra de aviões - Estadão
Wikileaks: 'Caso de amor' entre Lula e Sarkozy é obstáculo para ... - O Globo
Wikileaks: França disposta a passar a tecnologia do Rafale ao Brasil - AFP
todos os 31 artigos de notícias »'Chávez late mais do que morde', diz Amorim, segundo o WikiLeaks
Correio da Bahia - 2 horas atrásO ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, teria dito em correspondência que vazou neste domingo (5) pelo Wikileaks que o presidente da ...WikiLeaks: Chávez ' late mais do que morde', disse Amorim - O Globo
Governo Lula teria negociado com EUA apoio à oposição venezuelana - Estadão
'Hugo Chávez late mais do que morde' diz Amorim a americanos ... - AFP
Público.pt - Diário de Pernambuco
todos os 59 artigos de notícias »WikiLeaks: EUA deveriam estar prontos para atacar China
Terra Brasil - 4 horas atrásO telegrama do WikiLeaks detalha a conversa durante um almoço entre ambos em março de 2009 em Washington. Rudd, que fala mandarim e afirmou ser um "realista ...Arábia Saudita quer punição rigorosa para fonte do WikiLeaks
O Globo - 10 horas atrásO príncipe Turki, ex-embaixador saudita em Londres e em Washington e ex-chefe do serviço de inteligência do reinado, disse que o escândalo do WikiLeaks ...Chanceler boliviano não comenta WikiLeaks porque "está em inglês"
Terra Brasil - 13 horas atrásO chanceler boliviano, David Choquehuanca, evitou comentar as mensagens da diplomacia americana reveladas pelo site WikiLeaks porque, segundo disse, ...WikiLeaks: de assessor de Lula para assessor de Obama
O Globo - 4 horas atrásO documento foi filtrado pelo site WikiLeaks e tornado público neste domingo. A declaração foi dada quando Garcia aparentemente fazia um resumo do panorama ...Washington vai transferir diplomatas envolvidos no escândalo do ...
AFP - 14 horas atrás... funcionários identificados nas notas internas divulgadas pelo WikiLeaks, anunciou domingo o site The Daily Beast, especializado em política americana. ...WikiLeaks relaciona funcionários chineses a ataques ao Google
Diário do Grande ABC - 17 horas atrásA mensagem, publicada pelo jornal The New York Times em seu site, integra um conjunto de 250 mil mensagens diplomáticas vazadas pelo WikiLeaks. ...WikiLeaks: China ordenou ataque ao Google, dizem EUA - Estadão
China ordenou ataque ao Google, dizem documentos no WikiLeaks - Estadão
Autoridades da China ordenaram ataque ao Google, diz documento ... - O Globo
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário