[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa 2014: Turismo dá curso de inglês e espanhol para 30 mil pessoas

Leandro Kleber
Do Contas Abertas

Além de projetos de infraestrutura e construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil também já se prepara para recepcionar bem os turistas com o inglês e o espanhol na ponta da língua. Cerca de 30 mil profissionais de setores do turismo espalhados por seis capitais que receberão os jogos – Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Manaus e São Paulo – já fazem, gratuitamente, curso online de capacitação de língua estrangeira. A iniciativa faz parte do projeto “Olá, turista!”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. De acordo com o caderno Destaques do governo federal deste mês de junho, esta é a primeira ação de qualificação em idiomas motivada pela Copa.



O objetivo do programa é capacitar 80 mil pessoas em cursos de inglês e espanhol nas 12 cidades-sede da Copa, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O público-alvo do projeto se concentra nos setores de hotelaria, gastronomia, segurança, saúde, comércio, centros culturais, transporte e educação.



Os alunos terão o prazo de até 12 meses para concluir o curso, a contar da data de confirmação da inscrição. Aqueles que não realizarem nenhuma atividade durante o período de 30 dias poderão ser substituídos.



Serão três módulos: o básico (56 horas de duração), no qual o aluno será capaz de cumprimentar pessoas, apresentar-se, contar até 100 e nomear cidades; o profissional (12), no qual o objetivo é familiarizar o público com situação, diálogos e vocabulário pertinentes a cada categoria ligada ao turismo; e o regional (12 horas), no qual são explorados os atrativos turísticos de cada estado. No final das aulas, o participante fará um teste que para medir seu aprendizado. Se atingir um rendimento de 70%, receberá um certificado.



Segundo o Ministério do Turismo, nos municípios contemplados pelo programa os alunos têm acesso a laboratórios de informática com internet. Neles, podem entrar na escola virtual e receber apoio de monitores gratuitamente. Além disso, segundo a pasta, uma central de atendimento estará disponível para tirar dúvidas sobre o projeto.



Para se inscrever, a pessoa deve ser alfabetizada, preferencialmente com o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e ter ocupações ligadas ao turismo. O prazo de inscrições é até o dia 30 de junho deste ano. Mais informações no site www.olaturista.org.br.



O Brasil deve receber 600 mil visitantes na Copa do Mundo de 2014, sendo que 65 destinos turísticos já estão mapeados para o período de realização dos jogos. Estima-se que a Copa envolverá 870 mil profissionais.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters