[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Notícias » Notícias Lula oferece ajuda a países do Caribe para desenvolver região


O Brasil( LEIA-SE LULA) está disposto a ajudar a fomentar o desenvolvimento dos países caribenhos porque não tem interesse de crescer sozinho na região, afirmou nesta segunda-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula colocou à disposição programas de cooperação nas áreas de agricultura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento de novas fontes energéticas.

Além disso, o presidente disse que dará início às negociações para que o Brasil participe do Fundo de Desenvolvimento da Comunidade do Caribe (Caricom) e já decidiu que o país deve se tornar um membro pleno do Banco de Desenvolvimento do Caribe.

"A nós não interessa que cresçamos sozinhos. É preciso que todos cresçamos juntos", discursou Lula durante a reunião de cúpula Brasil-Caricom.(BLABLABLABLA)

No entanto, Lula ponderou que o encontro não foi realizado apenas com objetivos econômicos.

"Possivelmente, se os interesses fossem só econômicos, nós não estaríamos fazendo essa reunião. Essa reunião, ela celebra algo mais importante que o dinheiro. Celebra a autoafirmação da soberania dos países, por menor que eles sejam. Celebra o fortalecimento da democracia no nosso continente", comentou.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o intercâmbio comercial entre o Brasil e os países da Caricom foi de 657 milhões de dólares em 2002. Entre janeiro e março de 2010, a corrente comercial já totalizou cerca de 1 bilhão de dólares.

"Quanto tempo nós perdemos não nos relacionando nas últimas décadas. De um lado, porque o Brasil olhava para os países do Caricom como se fossem países pequenos economicamente sem importância e que era importante ter uma relação com as grandes economias do mundo", destacou Lula.

"Vocês também não olhavam para nós, porque o Brasil não era um país respeitado no mundo... o Brasil não era levado a sério na questão política."

A Caricom é integrada por 14 países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago. O Brasil é membro observador do bloco desde 2006.

(Reportagem de Fernando Exman)


( SR. RASCUNHO DE GENTE , O BRASIL QUER AJUDAR O BRASIL, TIRE A JUDA DOS COFRES DO PT !)
๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑


LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters