[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Yaçanã Martins conta a 'real história de amor' de seu pai, Herivelto, em livro

Divulgação TV Globo/Reprodução
Yaçanã Martins lança livro inspirado na história de amor de seus pais, Herivelto e Lurdes
Ao contrário do que possa parecer, a proximidade entre as datas de estreia da minissérie “Dalva e Herivelto, Uma Canção de Amor”, da Rede Globo, e a publicação do livro “Herivelto Como Conheci”, que a atriz Yaçanã Martins lança na próxima segunda-feira, 18, não passa de coincidência.

Ou melhor, justamente por ter colaborado - e muito - para o roteiro de Maria Adelaide Amaral é que a filha do segundo casamento do cantor e compositor Herivelto Martins com a comissária Lurdes Torelly, conseguiu organizar o material que há muito vinha guardando.

“Esse é um sonho antigo. A ideia de montar um livro partiu do (escritor) Cacau Hygino, mas são tantas coisas que a gente foi enrolando por quatro anos”, explicou Yaçanã, referindo-se às cartas, bilhetes, telegramas e poemas trocados por seus pais, no período de 1947 a 1949, quando o casamento com a cantora Dalva de Oliveira já estava arruinado.

“Quando a Maria Adelaide me pediu para ceder algumas coisas que eu fui ver os escritos como algo público. Até então, elas eram uma intimidade da minha mãe. Um universo no qual eu não me aprofundava por puro constrangimento de filha”, afirmou a curadora da obra de Herivelto.

A atriz, e também cantora, garante que o material não quer provar nada a ninguém, tampouco desmentir Pery Ribeiro, seu meio-irmão, autor do livro que inspirou a série e com quem não mantém uma boa relação hoje. “Na televisão, há uma dramatização, o que é natural. Mas o livro mostra, na íntegra, as cartas, que são lindas. E a força da verdade não precisa ser mexida”, concluiu.

No decorrer das suas mais de 100 páginas, “Herivelto Como Conheci – A Verdadeira História de Amor”, publicado pela Espassum Editora, tem depoimentos dos atores Fábio Assunção e Maria Fernanda Cândido, que deram vida a seus pais na ficção. “O trabalho dos atores foi incrível. No dia em que Fernanda apareceu pela primeira vez, pude ver minha mãe em seu olhar”, conta, emocionada, Yaçanã, que também participou da trama no papel de sua avó materna, Silvia Torelly.

Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters