[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Moradores de São José dos Campos, em SP, passam mal após vazamento de produto químico


Plantão | Publicada em 20/01/2010 às 19h37m

VNews

SÃO PAULO - Muitas pessoas foram dispensadas do trabalho em São José dos Campos, a 94 quilômetros de São Paulo, por causa do vazamento de butila, substância altamente tóxica e inflamável, depois da batida entre dois caminhões na Rodovia Presidente Dutra. Moradores de vários pontos da cidade chegaram a passar mal com o cheiro do produto.

Não deu pra ver, mas pra sentir. Os funcionários de um posto de gasolina, ao lado da rodovia sentiram o cheiro forte logo após o acidente.

- Por volta das oito horas mais ou menos estava um cheiro forte, cheguei há passar mal, meu nariz começou a arder, estava horrível o cheiro, muito ruim - conta a frentista, Inácia Maria da Silva

Um hotel, que fica próximo ao local, desligou o ar-condicionado e protegeu funcionários e hóspedes.

- A Defesa Civil nos orientou a usar máscaras, fechar um pouco as portas da frente, porque foi bem em frente ao hotel, e pra gente tomar muita água e lavar o rosto - diz uma das funcionárias.

O cheiro forte foi sentido até no bairro Jardim Aquárius, a cerca de quatro quilômetros do local do acidente Em um dos prédios comerciais, grávidas foram dispensadas.

- Foi sufocante, deu falta de ar, ficou difícil trabalhar, você fica agitado - relata a assistente administrativa, Rosângela Arruda.

O acrilato de butila é usado para a fabricação de plásticos e tintas, o cheiro forte foi sentido em vários bairros de São José dos Campos, porque ele se desloca com facilidade pelo ar de acordo com a direção do vento.

- A contenção pode ser feita com barreiras físicas mesmo, como saquinhos de areia, por exemplo, e a parte de volatilidade dele por neblina de água, como a gente brinca quando criança com a mangueira, você vai espirrando a água, e cria uma neblina, assim contém o produto - explica o químico, Milton Beltrame



Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters