[Valid Atom 1.0]

domingo, 1 de novembro de 2009

Pesquisa aponta perfil de pacientes hipertensos


30/10/2009 00:16

Entre os pacientes atendidos, houve maior prevalência do sexo feminino

O índice de massa corporal acima do recomendado é o principal fator de risco entre pacientes que sofrem de hipertensão arterial. Essa é a conclusão de um levantamento realizado pelo Ambulatório Multidisciplinar de Hipertensão Arterial, unidade da Secretaria da Saúde.
O levantamento aponta que o índice de massa corporal (IMC) apresentou sobrepeso em 34% dos casos de ambos os sexos e 39% apresentavam índice de obesidade. Os resultados mostram que a maior parte dos pacientes estudados encontrava-se na faixa etária de 51 a 60 anos (31,7%). Entre os pacientes atendidos, houve maior prevalência do sexo feminino (63,1%).
Apesar de a maioria dos pacientes frequentar regularmente o ambulatório, os resultados apontam que os altos percentuais de sedentarismo, sobrepeso e obesidade são os principais fatores de risco associados para hipertensão hospitalar. A hipertensão arterial é um fator de risco para doença coronariana, doença cerebrovascular, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca e doença renal crônica.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters