[Valid Atom 1.0]

domingo, 1 de novembro de 2009

Depois de referência a Judas, Lula vira “Cristo” para Chávez













Jornal do Brasil

BRASÍLIA - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou sexta-feira que seu colega, o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou em Caracas “como Cristo anunciando a boa nova”, se referindo ao fato de Lula ter chegado à capital venezuelana com a informação de que a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro havia aprovado o protocolo de ingresso da Venezuela no Mercosul.

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio como Cristo, anunciando a boa nova – brincou Chávez. – É benéfico para todos. Criar um grande mercado para a América do Sul. O Mercosul vai se transformar em um novo polo de poder econômico.

Chávez rebateu as críticas, bastante utilizada pelos opositores da entrada do país no Mercosul, inclusive os brasileiros, de que a Venezuela não seria um país suficientemente democrático. O presidente venezuelano garantiu que no país há “plena democracia” e “plena liberdade de expressão”.

– Que ninguém acredite nesses pontos sobre o ditador Chávez e sobre a perseguição a jornalistas – afirmou. – Em Honduras, sim, há ditadura. Aqui, não. Vocês podem dizer o que queiram.

Ao comentar a decisão da Comissão de Relações Exteriores, Chávez ressaltou que ainda podem haver obstáculos e tropeços no plenário do Senado brasileiro durante a tramitação do projeto de entrada da Venezuela no Mercosul, mas insistiu:

– O horizonte é positivo. Considero que, dos pontos de vista moral, político e territorial, a Venezuela já é Mercosul. Agora, faltam esses passos, próprios de cada país.

O protocolo de adesão da Venezuela, que deve ser votado pelo plenário do Senado na próxima semana, já foi ratificado nos Parlamentos argentino e uruguaio e ainda precisa ser aprovado no Parlamento do Paraguai.

– Somos uma só pátria, a pátria sul-americana. Estamos criando essa consciência e criando essa nova pátria – acrescentou Chávez.

Lula, por sua vez, estimou que o ingresso da Venezuela no Mercosul deverá ser confirmado pelo Brasil em cerca de dez dias. Apesar das resistências da oposição, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou na quinta-feira, com folga, a adesão do país vizinho ao bloco, mas o projeto ainda precisa receber o crivo do plenário da Casa.

– Penso que daqui uma semana ou daqui 10 dias nós teremos definidos esse processo e a Venezuela será cada vez mais Mercosul – afirmou Lula. (Com agências)

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters