[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Portugal é voluntário em estudo da vacina da gripe A

Por: Redacção /RS | 02-09-2009 16: 26

Vários países estão envolvidos na monitorizar da administração do fármaco e dos seus efeitos

Portugal é voluntário num estudo de monitorização da vacina da gripe A, à semelhança de vários outros países europeus, adianta a agência Lusa que cita fonte do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), responsável por esta acção.

Este estudo tem a colaboração da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os vários países que participam na investigação «estão a fazer parte da vigilância que vai ocorrer para a monitorização da primeira implementação das vacinas», explicou Paula Vasconcelos, perita da ECDC.

«Portugal tem sido um exemplo de colaboração com a ECDC nesta pandemia», sublinhou a investigadora ao revelar a participação do país na iniciativa.

Acerca das vantagens desta investigação, Paula Vasconcelos esclareceu que a mesma é relevante para monitorizar a segurança e eficácia de uma nova vacina e eventuais efeitos secundários, principalmente numa altura de pandemia.

O CEPCD ainda não tem conhecimento de quando estarão disponíveis os resultados. «Quanto mais cedo melhor», comentou a investigadora.

«Ainda é cedo para anunciar pormenores. Será, porém, um trabalho realizado por mais de uma agência europeia na medida da análise das diferentes dimensões associadas», explicou Paulo Moreira, membro da Comissão Executiva do ECDC e director-adjunto da unidade de Comunicação em Saúde.

«Todos os estados-membros estarão envolvidos de formas diversas e complementares» no projecto, acrescentou, deixando claro que o projecto ainda está em fase de preparação.





Fale com o Ministério

Antes de enviar sua mensagem consulte a seção Perguntas Freqüentes. Sua dúvida já pode estar respondida. Caso queira registrar uma reclamação ou denúncia preencha o formulário abaixo. Você também pode ligar para o Disque Saúde - 0800 61 1997, a Central de Teleatendimento do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, para receber informações sobre doenças e registrar reclamações, denúncias e sugestões.
disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters