[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

No dia da banana, aprenda a tirar proveito da fruta

Terça, 22 de setembro de 2009, 18h54
Yes! Nós temos banana: aprenda a tirar proveito disso
Rosana Ferreira
IMDB/Reprodução
Carmem Miranda levou a banana brasileiro para o mundo do cinema

Ela foi imortalizada no turbante de Carmen Miranda, em músicas e filmes. À parte o glamour, a banana é a fruta mais popular do Brasil - está na mesa do brasileiro, do humilde ao sofisticado - e, por isso, ganhou até um dia para ser homenageada: 22 de setembro. E não é para menos. Rica em vitaminas e sais minerais, ela traz vários benefícios para a saúde.

» Aprenda as receitas com banana


Segundo a nutricionista Sonia Trecco, chefe do serviço de atendimento ambulatorial do HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a banana é rica em carboidrato (frutose= açúcar das frutas), sais minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio) e vitaminas A, B1, B2 e C. É fonte também de fibras e tem baixo teor de gorduras. Uma banana nanica média pesa em torno de 80 gramas e possui aproximadamente 90 calorias.

Fonte de saúde
A nutricionista Lara Natacci Cunha, de São Paulo, cita uma das mais conhecidas características da banana: o potássio, que ajuda a prevenir as cãibras. Por isso é comum ver esportistas comendo banana no intervalo das provas e jogos. O alto teor do mineral também é indicado como coadjuvante no tratamento do reumatismo e artrite. "Além de atletas, deve ser consumida por crianças, idosos e todos que praticam atividades físicas, antes, durante e principalmente depois dos exercícios", afirmou Sonia.

Os benefícios não param por aí. "Além de repor vitaminas e sais minerais e fornecer energia ao organismo, a banana é rica em fibras, portanto ideal para evitar problemas intestinais, como constipação ou prisão de ventre", disse Sonia.

As pessoas hipertensas também podem se beneficiar com a ingestão de banana, segundo a nutricionista do HC. "Os que fazem uso de medicamentos diuréticos em que há uma depleção (diminuição) do potássio no organismo, devem consumir banana para reposição do mineral."

Pessoas com insuficiência renal crônica, no entanto, devem evitar o consumo de frutas em geral, inclusive a banana, já que os níveis de potássio estão elevados (no sangue). "Os exames devem ser monitorados e a dieta deve ser orientada por um nutricionista", afirmou Sonia.

Porção ideal
O indicado, segundo as nutricionistas, é o consumo de três a quatro porções de frutas por dia. "Mas, como é bom variar, o ideal é comer uma banana por dia e completar a quantidade diária com outras frutas", disse Lara.

Segundo Sonia, para crianças, adolescentes e atletas, o consumo pode ser maior, de quatro a seis frutas por dia, dependendo da atividade física, gasto energético, biótipo, peso, altura. Para pessoas diabéticas, Sonia sugere que o consumo não exceda três frutas por dia.

Tipos
Originária do sul da Ásia e da Indonésia, a banana já existia no Brasil na época do seu descobrimento, segundo relatos históricos. E fez a cabeça dos brasileiros, já que a fruta é um dos principais produtos de exportação do país. A cidade de Santos (SP) é uma grande produtora de banana devido às boas condições do solo e do clima.

Existem mais de 30 variedades de bananas no Brasil, entre elas as mais conhecidas são: nanica, maçã, prata, da terra, ouro e São Tomé. "As calorias dependem do tipo e do tamanho da banana e podem variar de 80 a 130 calorias por unidade", disse Sonia. No entanto, ela avisa: "Como toda fruta, a banana não deve ser consumida à vontade, seguindo o ditado errôneo de que 'fruta não engorda'. Fruta tem calorias e, se consumida em excesso, aumenta o total de calorias ingeridas no dia. Se não houver gasto energético, atividade física, pode aumentar o peso, sim".

Na mesa
Apesar de sua conotação popular, a banana está nas mesas de restaurantes estrelados. Como é o caso do Trio, em São Paulo, comandado pela chef Roberta Nepomuceno, que apresenta a famosa Torta Ganache de Banana. Diariamente há doces novos no bufê de sobremesa, mas a ganache não pode faltar em nenhum dia da semana, a pedido dos clientes. "A combinação de sabores e texturas é que faz dela um sucesso: casquinha crocante, sabor do chocolate com doce de leite que contrasta com a fruta. Para finalizar, um chantilly bem cremoso por cima", disse a chef.

No restaurante Dalva e Dito, dos chefs Alex Atala e Alain Poletto, a banana aparece em alguns pratos, como na sobremesa Açaí com Banana, Guaraná, Especiarias, Sorvete de Tapioca e Granolinha. Mais brasilidade, impossível.

Outro restaurante que aposta na fruta de modo inusitado é o Capim Santo, da chef Morena Leite, que adora misturar a culinária francesa, aprendida na escola francesa Le Cordon Bleu, com ingredientes brasileiros, tudo, é claro, de modo muito saudável. É o caso do prato Linguado Recheado com Palmito Pupunha com Petit Gateau de Banana-da-Terra.

Especial para Terra







Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters