[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crianças-kamicase são vendidas por até 7 mil dólares no Afeganistão


Sharbat Gula, afegã, 1984 / 2002.
Fotos de Steve McCurry, para a National Geographic .


" PANO RÁPIDO. Dado de hoje, pelos serviços de inteligência da Alemanha, França, Canadá, Grã Bretanha e EUA, revelam que os talebans controlam de 75% a 80% do território afegão.

Em junho de 2008, consumaram-se 308 atentados suicidas com emprego de dinamite. Já em junho de 2009, foram 736 atentados. Isso mostra que os talebans já estão plenamente reorganizados, depois das baixas e dos recuos a que foram obrigados em 2002 e 2003.

E os talebans, nos ataques suicidas, usam crianças. Cada criança-kamicase é vendida na faixa de US$7,0 mil a US$14,0 mil. "

do blog de Wálter Fanganiello Maierovitch, no Terra Magazine.



Cultura geral :

" O talibã (também transliterado talebã, taliban ou taleban; em farsi: طالبان, estudantes) é um movimento islamita extremista nacionalista da etnia afegane pashtu, que efetivamente governou o Afeganistão entre 1996 e 2001, apesar de seu governo ter tido o reconhecimento de apenas três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão. Seus membros mais influentes, incluindo seu líder Mohammed Omar, eram simplesmente ulema(isto é, alunos e universitarios) em suas vilas natais. O movimento taliban derivou principalmente da etnia pashtu, porém também incluía muitos voluntários não-afeganes do mundo árabe, assim como de países da Eurásia, e do sul e sudeste da Ásia.

Nas línguas faladas no Afeganistão, o persa (farsi) e o pashtun, talibã significa "aqueles que estudam o livro" (ou seja, o Alcorão). O talibã pertence ao chamado movimento Deobandi, um movimento islâmico sunita que enfatiza a piedade e a austeridade entre os homens, e as obrigações familiares dos homens. Este movimento emergiu em áreas de etnia pashtun." fonte : Wikipedia.








Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters