[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Em gravação, filho de Sarney diz ser ‘dono’ de vaga no Senado, revela jornal

23/09/09 - 08h33 - Atualizado em 23/09/09 - 08h33


Boto quem eu quiser’, diz ao filho, que ocupava vaga em gabinete.
Fernando Sarney afirmou que vazamento da gravação é ‘criminoso’.

Do G1, em Brasília


O empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB- AP), em imagem de arquivo (Foto: Celso Júnior/AE)

Diálogo gravado pela Polícia Federal com autorização da Justiça mostra o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) dizendo que era “dono” de uma vaga no gabinete do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). “Boto quem eu quiser”, diz Fernando ao filho João Fernando no dia 28 de agosto do ano passado, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (23) pelo jornal “Folha de S.Paulo”.


Na época, João Fernando ocupava uma vaga no gabinete de Cafeteira, pela qual recebia R$ 7.200 mensais. Na conversa, João Fernando se mostra preocupado com às regras antinepotismo na administração pública.


Fernando Sarney tranquiliza o filho. “Se tiver que, de alguma forma, ter uma atitude, tiver que sair mesmo, ele [Cafeteira] já me disse que o lugar é meu, que eu boto quem eu quiser.” João Fernando acabou saindo do cargo de forma sigilosa no dia 2 de outubro, embora a dispensa só tenha sido publicada no boletim do Senado em abril deste ano.



Menos de um mês após a saída do filho, a mãe dele, Rosângela Terezinha Gonçalves, assumiu a vaga. Ao jornal, o senador Cafeteira disse que a contratação da mãe de João Fernando não teve a interferência do filho de Sarney. Sobre João Fernando, Cafeteira já havia reconhecido que a contratação atendia a um pedido do filho de José Sarney. “Fernando me ajudou na campanha”, disse em junho.


Ao jornal, Fernando Sarney afirmou que não há “qualquer ilegalidade” na gravação. Segundo ele, o vazamento da gravação teria sido criminoso, já que o processo corre em segredo de Justiça. A assessoria do presidente do Senado informou ao jornal que ele não comentaria o caso. A mão de João Fernando negou que tivesse assumido o cargo por influência de Fernando Sarney. O neto de Sarney não foi localizado pelo jornal.







Disque-Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - CEP 70160-900 - CNPJ 00.530.352/0001-59


Todo o conteúdo desse blog é originalmente do Blog do Planalto e está licenciado sob a CC-by-sa-2.5:

CLONE BLOG DO PLANALTO




Fale com o Ministério


disque saúde 0800 61 1997
Ministério da Saúde - Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Brasilia / DF
CEP: 70058-900

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters