[Valid Atom 1.0]

sábado, 11 de abril de 2009

Por que os indianos precisam dominar seus instintos quando chegam a certa idade?


Qua, 11/03/09
por TV Globo |

O Sanatana Dharma, que é a lei eterna do hinduísmo, diz que o objetivo do ser humano em encarnar na terra é evoluir, ou seja, melhorar, independentemente do estágio em que se encontra. Ao passar pela terra, quatro fases acontecerão na jornada do ser humano.

Na primeira, bramacharia, que acontece até os 25 anos, predomina o aprendizado. Na segunda, que acontece dos 25 aos 50 anos, ele entra na fase de Sahastra, ou seja, formação de família, onde predomina dois aspectos humanos: Kama (prazer) e Artha (riqueza material). Esta fase é voltada para gerar filhos e ganhar o dinheiro necessário para o sustento da família. A terceira fase é a Vanapastra, onde o ser humano começa a se desligar do mundo e a se dedicar a atividades mais espirituais. A quarta fase, Sanyasi, acontece nos últimos 25 anos de permanência na terra e se caracteriza pela renúncia a todos os desejos. Nessa fase, o homem tem que controlar os sentidos e se desapegar dos bens materiais, pois está terminando a sua viagem a este planeta e, como o objetivo é a evolução, ele não irá levar nada a não ser a sabedoria adquirida.

A melhor comparação é a já feita por Shankar em capítulos anteriores: o ser humano é como uma carruagem puxada por cinco cavalos. Os cavalos são nossos sentidos, a carruagem nosso corpo, o cocheiro nossa mente que controla a força dos sentidos para irmos na direção que o passageiro, nosso espírito e dono da carruagem, deseja. Se deixarmos os cavalos sem controle eles poderão ir a destinos que não nos interessa e a carruagem, nosso corpo, sofrerá na viagem.

No vídeo acima, Shankar conversa com um guru sobre a necessidade de dominar seus instintos. Confira!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: