[Valid Atom 1.0]

sábado, 11 de abril de 2009

O que é o Festival das Luzes?


Qua, 01/04/09
por TV Globo |

Diwali é o maior festival dos hindus. Na Índia, ele é celebrado com muito entusiasmo e alegria, durante cinco dias corridos, sendo o terceiro dia o mais importante deles, quando é celebrado o Festival das Luzes. Nessa noite de lua nova, as casas ficam todas iluminadas e muito limpas. As pessoas vestem suas melhores roupas e joias, trocam presentes e comem deliciosos doces, tudo para receber a divina mãe da fartura e prosperidade, Laksmi, entrando no novo ano que se inicia.

Um dia antes é feito um cerimonial de limpeza, a cera antiga do chão é raspada, as paredes são lavadas, os móveis são lustrados e os resultados do ano que se foi são apresentados, para abençoar o que está chegando com muita fartura e prosperidade. Ao fazer esse ritual de limpeza externa, faz-se a limpeza interna, eliminando as mágoas, os ressentimentos e perdoando aqueles que nos ofenderam.

Fogos de artifício estão sempre associados ao Festival das Luzes. Esse festival é celebrado em cada parte da Índia. Em alguns lugares, como no Punjab, comemora-se a vitória e a volta da amada esposa do rei Rama, a divina Sita, que tinha sido sequestrada por Ravana, o rei do Sri Lanka. No Brasil, algumas pequenas comunidades indianas também comemoram esse dia acendendo velas por toda parte e iluminando as casas.

Confira no vídeo acima os preparativos da família de Raj para o Festival das Luzes!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: