[Valid Atom 1.0]

sábado, 11 de abril de 2009

O que significa a pintura vermelha que homens e mulheres usam na testa?


Ter, 17/03/09
por TV Globo |

O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.

Os praticantes de yoga e os devotos hindus tem o objetivo de “abrir” o terceiro olho com meditação constante. Essa “abertura”’ significa a unificação do consciente com o subconsciente, o ponto onde todos os elementos de dualidade se fundem em uma só entidade universal.

Todos os ritos e cerimônias dos hindus começam com um uma marca vermelha forte (tilak) coberta por alguns grãos de arroz colocados no ponto com o dedo indicador ou o polegar. O mesmo costume é seguido em festas de chegada ou de despedida de parentes ou convidados.

O material mais comum para se fazer essa marca é o “kumkum”, o pó vermelho que é uma mistura de turmeric (tempero extraído do açafrão), alume, iodo, cânfora, entre outros ingredientes. Outro material bastante usado é a pasta de sândalo misturada com almíscar. Esse último tem um forte efeito refrescante e é normalmente preparado para aqueles que meditaram por um longo tempo.

Clique no vídeo acima e repare todos os detalhes do “terceiro olho” de Surya e Indira!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: