[Valid Atom 1.0]

sábado, 11 de abril de 2009

Como funcionam as castas?


Qui, 12/03/09
por TV Globo |

Existem vários sistemas de organização de uma sociedade: o sistema capitalista, o socialista etc, Mas antes desses sistemas existiam outros que não eram baseados na propriedade, no “ter”, e sim no “ser”, como o sistema de castas.

Este sistema foi criado por um legislador conhecido como Manu. Nele, a sociedade era dividida pela natureza das pessoas, seu amadurecimento espiritual e as funções que elas exerciam, e não pelo tanto de bens que possuíam. Se as pessoas tinham a natureza intelectual eram brâmanes e exerciam a função de professores, sacerdotes etc. Esses tinham suas obrigações ou regras como, por exemplo, não comer carne e tomar três banhos ao dia. Se as pessoas tinham natureza guerreira eram Xatrias e exerciam funções militares e administradoras, como governar e defender os demais. Esses tinham regras diferentes das dos brâmanes. Depois vinham as pessoas de natureza empreendedora, como fazendeiros, mercadores e comerciantes chamados Vaishas, que tinham a função de gerar riquezas para a sociedade. Por último vinham os Sudras de natureza servil. Essas são pessoas que se sentem felizes em servir seus semelhantes e exercem funções de trabalhadores braçais. As obrigações desses são mais brandas. Aos Sudras é permitido comer carne de cordeiros e aves e eles têm padrões menos rígidos de higiene.

A princípio existiam essas quatro varnas, como eram chamadas as castas. Depois foram surgindo outras subcastas. Os que não obedeciam as regras básicas de sua casta ou cometiam delitos considerados graves eram expulsos da casta pelo conselho de anciões, se tornando párias que os ingleses chamariam mais tarde de dalits ou intocáveis. Gandhi, Dr. Ambedekar,Vivekananda passaram a lutar pelo fim desse sistema, que funcionou por milhares de anos na Índia e em outros países vizinhos. O sistema de castas foi abolido na constituição indiana pelos preconceitos que geravam na sociedade moderna. Hoje ele é considerado uma violação dos direitos. Porém esses hábitos estão, de certa forma, no DNA do hindu e em diversas aldeias rurais esses costumes enraizados permanecem.

Confira no vídeo acima a conversa de Opash e Raj sobre as castas!

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: