[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Ike causa chuvas na Louisiana; meteorologia prevê "morte certa" para quem enfrentar furacão

O furacão Ike começou a ser sentido com intensidade no litoral da Louisiana nesta sexta-feira, causando chuvas e ventos do furacão, de categoria dois em uma escala de um a cinco. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (11) que o fenômeno continuará seguindo rumo ao oeste e quem tentar enfrentar o furacão no Texas certamente enfrentará a "morte".

Meteorologistas informaram que a cidade costeira de Galveston (Texas) será totalmente inundada pelo furacão. "Todos nas zonas urbanas e certamente a totalidade das comunidades costeiras ficarão sob as águas no período de maior atividade da tormenta", afirma o centro.

"As pessoas que não obedecerem as ordens de retirada de casas ou prédios de até dois andares enfrentarão a morte certa", destaca o comunicado.

Tony Gutierrez/AP
Funcionários do governo coordenam remoção de texanos ante a chegada do furacão Ike no Estado americano entre sexta e sábado
Funcionários do governo coordenam remoção de texanos ante a chegada do furacão Ike no Estado americano entre sexta e sábado

O Ike, que já matou mais de cem pessoas no Caribe, deve chegar à costa do Texas com ventos de mais de 190 km/h. Às 3h GMT (0h Brasília), Ike estava sobre o golfo do México, a cerca de 545km de Galveston, a cidade costeira mais próxima a Houston (a maior cidade do Texas).

O furacão tem ventos máximos sustentados de 160 km/h e pode se fortalecer antes de chegar à costa do Texas, a partir da sexta-feira.

Retirada

O governador do Texas, Rick Perry, alertou a população do Estado para o perigo iminente: "Minha mensagem aos texanos na zona de impacto é esta: terminem seus preparativos porque Ike é perigoso e está a caminho".

O presidente George W. Bush, que decretou estado de emergência no Texas, se reuniu com o secretário de Segurança Interna, David Chertoff, o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), David Paulison, e com o governador Perry.

"Foi informado sobre a trajetória e a força do furacão", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

Houston, a quarta cidade dos EUA, tem 2,2 milhões de habitantes, atingindo 5,6 milhões em toda zona metropolitana.

O administrador da Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema), David Paulison, afirmou nesta quinta-feira em coletiva que foram armazenados cerca de 5,1 milhões de litros de água, mais de 4 milhões de pacotes de comida preparada, aproximadamente 270 mil leitos e mais de cem geradores de energia.

De acordo com Paulison, está previsto que na área afetada cerca de 3,5 milhões de pessoas sejam retiradas, mas por enquanto não estava claro quantas pessoas já tinham começado a fugir de Ike.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: