[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Brasileiros conquistam o "Oscar" das HQs;

veja no Vila Dimenstein

da Folha Online

Dois irmãos gêmeos formados em artes plásticas e que dividem a mesma paixão: histórias em quadrinhos. Juntos, Fábio Moon e Gabriel Bá contam histórias com lápis e pincel há uma década e suas trajetórias fora do país tem pouco mais de quatro anos.

O resultado da determinação de ambos veio em forma de prêmio. Neste ano, eles ganharam o Eisner Awards, uma espécie de Oscar das HQs. No Vila Dimenstein desta semana, Bá e Moon falam da importância da conquista e sobre a publicação premiada. A apresentação é de Gilberto Dimenstein.


Ao receberem a encomenda de uma editora americana para escrever em inglês uma série de livros de histórias em quadrinhos, os irmãos não imaginavam que se tornariam destaques mundiais da profissão. Gabriel fala que o Eisner Awards premia apenas produções voltadas ao público norte-americano e que ter investido na carreira internacional foi importante.

O gibi vencedor do prêmio tem mais três autores, além dos irmãos. Na publicação, cinco histórias em quadrinhos retratam a vida de cada um dos desenhistas. Segundo Fábio, "cada um contou uma história autobiográfica sobre o outro artista e três destas histórias se passam em São Paulo".

Gabriel e Fábio estudaram na mesma escola, mas em diferentes faculdades (Faap e USP). Hoje se dedicam ao cartunismo. Segundo Gabriel, é uma influência que veio de sua mãe, uma psicóloga que sempre gostou de histórias em quadrinhos.

Antes da premiação, durante os quatro dias de oficinas e debates na convenção de autores e produtores de HQs, em San Diego (EUA), os irmãos cartunistas eram anônimos artistas latino-americanos, quase indiferenciados na platéia.

Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: