[Valid Atom 1.0]

sábado, 30 de agosto de 2008

Egito abre passagem na fronteira com a Faixa de Gaza


AE-AP - Agencia Estado


CIDADE DE GAZA - O Egito abriu a passagem de Rafah, na fronteira com a Faixa de Gaza, no sábado, permitindo que centenas de pessoas saíssem do território, disseram autoridades. Palestinos que vivem no exterior e egípcios presos em Gaza por conta da fronteira fechada se reuniram durante a madrugada em um centro esportivo próximo e foram levados em pelo menos quatro ônibus pela polícia do Hamas para a fronteira.



A passagem de Rafah foi fechada depois que o grupo militante muçulmano Hamas assumiu à força o controle da Faixa de Gaza em junho do ano passado.



O Egito disse ter aberto a fronteira como gesto de boa vontade antes do início do mês do Ramadã, na semana que vem, e permitirá que as pessoas elegíveis atravessem a passagem até domingo. Nesses dois dias, o país também deixará que estudantes palestinos matriculados em universidades no exterior saiam de Gaza, além daqueles com residências no exterior e vistos de trabalho.



"Agradecemos o presidente (egípcio) Hosni Mubarak pela abertura da fronteira hoje e esperamos que os dias de abertura sejam estendidos", disse o primeiro-ministro de Gaza, Ismail Haniyeh, em comunicado para a imprensa.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: