[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Usuários do Firefox são os mais atentos à segurança na internet

Por Gislaine Ceregatti

Pesquisa divulgada no início do mês aponta os usuários do navegador Firefox como os que mais mantém seu navegador em dia. O fato se deve à assiduidade às atualizações disponibilizadas. A atitude dos usuários em relação ao Firefox se reflete em outros aspectos da vida digital.

Segundo a pesquisa, 83,3% dos usuários do Firefox utilizam a última versão do software. O sucesso se deve principalmente ao sistema de download e instalação de atualizações do famoso navegador. A Fundação Mozilla, desenvolvedora do programa, afirma que o resultado da pesquisa demonstra que os esforços em fornecer uma forma
simples de aplicar os patches estão sendo recompensados, já que seus usuários são aqueles que têm a maior probabilidade de estarem rodando a versão mais atual do software. A empresa também afirma que seu produto é seguro porque [ela] está sempre trabalhando em questões de segurança, fornecendo correções rapidamente e facilitando o processo de atualização.

Conforme noticiamos anteriormente, a recém-lançada versão 3 do navegador Firefox entrou para o Livro dos Recordes, o Guiness Book, como o software mais "baixado" nas 24 horas que sucederam seu lançamento, alcançando a marca de 8.002.530 downloads - o que de certa forma corrobora os números da pesquisa.

Realizada pela empresa Secunia, que verificou 4,9 milhões de computadores, a pesquisa apontou que mais de 60% dos internautas não estão seguros na navegação, por não utilizarem as últimas versões dos softwares disponibilizadas. A maioria ignora as atualizações não só de navegadores mas de outros softwares, incluindo o sistema operacional.

Mais números da pesquisa apontam que, seguindo os usuários do navegador da Fundação Mozilla, vêm os que utilizam o Safari, da Apple, com 65,3% de "nível de atualidade". Em último estão os do Internet Explorer: 52,4% não utilizam a versão mais atual. E um pouco melhor colocado aparece o navegador Ópera, com 56% de usuários afirmando que estão utilizando a versão mais nova, segundo informações do site ChannelWeb

Em termos de popularidade, o navegador padrão do sistema operacional Windows lidera com larga vantagem: 1,1 bilhão de usuários, seguido do Firefox, utilizado por 227 milhões de internautas. Em terceiro e quarto lugar aparecem Safari e Ópera, com 48 e 11 milhões de usuários respectivamente.

Além de browsers, a empresa também pesquisou por outros softwares populares e que carecem de atualizações de segurança. De acordo com o WashingtonPost, a pesquisa descobriu que, por exemplo, que 27% dos usuários do Winamp e 33% dos do Quicktime 7 não contavam com os últimos dos pacotes de segurança disponibilizados pelos fabricantes.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: