[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Engenheira: corpo é procurado atrás do Riocentro



Ricardo Boechat


Rio - Pelo andar das investigações, a engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, de 24 anos, desaparecida há 15 dias, na Barra da Tijuca, e cujo carro foi achado crivado de balas, foi morta por três PMs.

Os policiais receberam ajuda de outros seis para acobertar o crime. Seu corpo teria sido desovado na Estrada do Urubu, atrás do Riocentro. Buscas na área já estão sendo feitas.

Perícia acha marcas de tiro em carro de engenheira

Portal Terra

RIO - A polícia encontrou marcas de tiros no carro da engenheira de produção Patrícia Amieiro Branco de Franco, 24 anos, que desapareceu no dia 14 de junho, na Barra da Tijuca. As informações são do Fantástico.

O carro dela saiu da pista depois de passar por um túnel, caindo em um canal que desemboca no mar. Os peritos não encontraram sangue no carro. Havia perfurações no capô do veículo. A linha de investigação passou a levar em consideração o acidente associado ao impacto dos tiros. Uma análise microscópica confirmou que as marcas são de balas.

Os peritos acharam mais tarde três fragmentos de balas no motor do carro. O cinto de segurança do carro também estava desafivelado. Pulseiras e o relógio da vítima foram encontradas perto do carro.

Dois policiais militares do 31º Batalhão (Barra da Tijuca) são suspeitos do crime. A suspeita surgiu depois da investigação da 16ª Delegacia Policial (Barra da Tijuca) e da Divisão Anti-Seqüestro (DAS), que fizeram o mapeamento via GPS dos trechos percorridos pela viatura que estava de plantão na auto-estrada Lagoa-Barra, junto ao túnel na saída da Joatinga, na madrugada em que Patrícia sumiu.

O Ministério Público vai pedir que seja realizada perícia na viatura usada pelos PMs. Se houver vestígios de sangue com o mesmo DNA de Patrícia, será solicitada a prisão dos dois policiais.

De acordo com o Fantástico, um policial militar confessou ter jogado uma pedra contra o vidro do veículo, após cair na ribanceira. A pedra, de mais de 10 kg, foi encontrada dentro do veículo, como mostram fotos divulgadas pela polícia. Segundo as investigações, o PM poderia querer ocultar alguma marca no vidro do carro. Ele alegou, no entanto, que queria observar o interior do veículo.

Polícia encontra perfurações em carro de jovem que sumiu após acidente

Laudo vai determinar se eram tiros as marcas encontradas no carro.
Caso ainda é mistério: veículo foi achado dentro de canal, sem vestígios da motorista.


Alícia Uchôa Do G1, no Rio
Foto: Reprodução / Ag. O Globo
Reprodução / Ag. O Globo
Patrícia está desaparecida há 18 dias (Foto: Reprodução / Ag. O Globo)

Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) encontraram perfurações, que podem ser de tiros, no carro da engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, de 24 anos. Ela desapareceu há 18 dias, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, quando voltava de um show no Morro da Urca, na Zona Sul carioca.

Seu carro foi encontrado dentro do Canal de Marapendi, na chegada à Barra da Tijuca, depois de despencar de uma altura de 15 metros, com o vidro traseiro quebrado e o porta-malas aberto. Para completar o mistério, de acordo com a polícia, o cinto de segurança estava afivelado e não havia vestígios de sangue.

“A hipótese mais provável neste momento é de acidente. Mas, com esses furos, estamos verificando se são marcas de projéteis de arma de fogo para redirecionar as investigações. Isso pode mudar tudo”, diz Marcos Reimão, delegado da Divisão Anti-Seqüestro (DAS), que investiga o caso junto com a 16ª DP (Barra da Tijuca).

Perícia do Exército

Na próxima quarta-feira (2), o carro de Patrícia será encaminhado ao Centro Tecnológico do Exército (CTE) para checar se há vestígios de pólvora no metal da carroceria. O trabalho será feito junto com peritos do ICCE que já estão no caso.

“O Exército tem esse equipamento sofisticado para poder analisar o material. Uma espécie de microscópios de varreduras eletrônicas”, explicou Reimão.

Investigações
Dois policiais que patrulhavam a área afirmaram ter visto o carro de Patrícia passar em alta velocidade, por volta das 5h30, do dia 14 de junho. Segundo a polícia, eles tiveram suas armas recolhidas para perícia. Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a fazer buscas no local, mas não localizaram o corpo da motorista.

A DAS pediu ainda que a Marinha os ajude com um estudo sobre a direção das marés para saber para onde o corpo poderia ter sido levado se tiver, de fato, caído com o carro no canal.

Ao longo das investigações, surgiram ainda rumores de que uma pedra do tamanho de um paralelepípedo havia sido encontrado no chão do veículo, próximo ao acelerador. "Isso é fantasia. Foi encontrada uma pedra, mas ela apareceu lá depois do acidente", disse o delegado.

Terça, 24 de junho de 2008, 01h49 Atualizada às 10h49

Após bater carro, engenheira segue desaparecida

A família da engenheira de produção Patrícia Amieiro Branco de Franco, 24 anos, vive a incerteza do que aconteceu com a jovem, desaparecida há 10 dias. Dia 14, na volta de show no morro da Urca, ela bateu com seu Palio num poste na estrada Lagoa-Barra, no acesso à Barrinha. O veículo parou na beira do canal de Marapendi com o vidro traseiro estilhaçado e o porta-malas, aberto. A polícia acredita que ela caiu no canal, lançada pelo impacto.

A engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, 24 anos, está desaparecida desde o dia 14 de junho A engenheira Patrícia Amieiro Branco de Franco, 24 anos, está desaparecida desde o dia 14 de junho

» Rio: carro de engenheira capota


» Leia mais notícias do jornal O Dia

Durante três dias, bombeiros do quartel da Barra da Tijuca fizeram buscas com mergulhadores, mas não localizaram Patrícia. Dois PMs que patrulhavam o local contaram na 16ª DP (Barra) que viram quando ela passou em alta velocidade, por volta das 5h30. Eles não a localizaram na água e acionaram os bombeiros.

"Foi um acidente quando ela voltava para casa, no Recreio, mas é estranho que ela tenha sumido. Como a gente não viu, é até difícil dizer que ela está morta. Em alguns dias, mergulhadores da polícia vão voltar a procurá-la no canal, que tem água turva e uma parte bem funda. Caso ela tenha se afogado, disseram que há um prazo médio de 12 dias para o corpo voltar à superfície. Estamos no nono dia (ontem). Não perdemos a esperança de que alguém possa ter socorrido a Patrícia", disse um parente que pediu para não ser identificado.

Segundo o delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, não há nenhum vestígio de sangue no carro. Objetos pessoais, como o celular, estavam lá. "O banco do veículo chegou a se soltar com o impacto no poste e até algumas casas da região ficaram sem luz. Patrícia tinha ido a um show com uma amiga e, em princípio, voltava sozinha para casa. O carro parou às margens do canal com a traseira virada para a água e com o vidro quebrado. Há 99% de chance de ter sido um acidente de trânsito", disse o delegado



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: