[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PF indicia 2 do Colégio Christus por vazamento no #Enem




Professor e funcionário foram responsabilizados por copiar questões de pré-teste realizado em 2010

17 de janeiro de 2012 | 17h 25
Paulo Saldaña, de O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Polícia Federal indiciou dois funcionários do Colégio Christus, de Fortaleza, pelo vazamento de questões do Enem de 2011. Segundo a PF, os itens foram copiados de pré-teste realizado na escola em 2010 e repassados a alunos da instituição. Ambos foram indiciados por estelionato.
Os responsabilizados são o professor Jahilton Motta, que teria entregue o caderno com as questões que cairiam no Enem, e um funcionário que não teve o nome divulgado. Este último é o único que teve acesso a duas salas de aula em que foram aplicados os pré-testes e cuja prova continha as questões idênticas às que caíram.
Segundo concluiu a PF, a Cesgranrio terceirizou a aplicação do pré-teste no Christus. Por isso, o funcionário da escola - que não teria assinado termo de confidencialidade - teve acesso ao material.
Dez dias antes do Enem, Jahilton Motta, que leciona física e é um dos coordenadores do Christus, distribuiu cadernos de exercícios aos vestibulandos. Segundo relatos de alunos, ele teria dito para os estudantes prestarem atenção no material, “o mais importante sobre o exame”.
Em depoimento à PF, o professor não revelou quem lhe entregou o material. Teria encontrado os cadernos em sua mesa.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anulou 14 questões do Enem para 1.139 alunos do 3.º ano e do cursinho do Christus. Os testes eram idênticos ou parecidos aos que caíram no pré-teste aplicado um ano antes na escola. O cancelamento não prejudicou a nota dos estudantes.
O colégio, um dos maiores da capital cearense, não foi responsabilizado. A Cesgranrio, que integra o consórcio responsável do Enem junto com o Cespe, também não foi indiciada, mas pode ser processada pelo Ministério da Educação (MEC) por terceirização da fiscalização do pré-teste. Por causa da Teoria da Resposta ao Item (TRI), as questões do Enem precisam ser pré-testadas para calibrar a dificuldade.
O inquérito foi finalizado na sexta-feira e entregue ao Ministério Público Federal. A procuradora Maria Candelária Di Ciero pode, ou não, recomendar à Justiça o indiciamento da PF.







LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: